Navio Vale Beijing navega pela costa da África e deve chegar a Omã até o dia 22

03-03-2012 09:22

Cargueiro vai descarregar no porto de Sohar, em Omã, 260 mil toneladas de minério.

SÃO PAULO - O navio Vale Beijing, que corria o risco de afundar na Baía de São Marcos, em São Luís (MA), por conta de rachaduras em seu casco, deve atracar no porto de Sohar, em Omã, até o dia 22 deste mês. A embarcação, uma das maiores do mundo, com capacidade de transportar 390 mil toneladas de minério de ferro, segue para o país da Península Arábica para descarregar as 260 mil toneladas de minério que tem em seus porões. A rachadura no casco ocorreu exatamente no momento que o navio era carregado em sua viagem inaugural, no início de dezembro de 2011, no Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM), em São Luís (MA).

O navio partiu da Baía de São Marcos no dia 19 de fevereiro e está navegando pela costa leste da África, no Atlântico Sul. O cargueiro está sob escolta do rebocador de alto-mar Fairmount Alpine, uma medida de segurança determinada pela autoridade marítima do Maranhão, para resgatar a tripulação no caso de um eventual naufrágio.

Enquanto estava fundeado na Baía de São Marcos, o navio não foi totalmente reparado. A STX, empresa coreana que fabricou a embarcação a pedido da Vale, apenas fez reparos emergenciais no casco.

Como não existem equipamentos para desembarque de minério de ferro nos portos brasileiros, o Vale Beijing precisa ir até Omã para retirar a carga, avaliada em US$ 50 milhões. Só após esse procedimento o navio deve ser levado para um dique seco, provavelmente na Turquia, onde finalmente poderá passar por uma inspeção mais cuidadosa e, se possível, ter o casco reparado.

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O Vale Beijing faz parte de uma nova categoria de navios, conhecida como Valemax. Eles surgiram a partir de uma demanda da companhia brasileira de mineração por embarcações que pudessem transportar volumes cada vez maiores de minério de ferro. Ao todo, a Vale encomendou 35 navios a estaleiros coreanos e chineses. Pelo acordo, 19 deles são de propriedade da Vale e os outros ficarão com embarcadores que prestarão serviços para a Vale por, no mínimo, 25 anos. (Fonte: O Estado do Maranhão)

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