Navio Almirante Saboia está atracado no Porto do Itaqui

02-06-2012 08:27

Embarcação da Marinha do Brasil veio do Rio de Janeiro e vai para o Haiti integrar as forças de paz da ONU.

O Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) Almirante Saboia, da Marinha do Brasil, atracou ontem no berço 102 do Porto do Itaqui. A embarcação militar está a caminho do Haiti e integra a missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU). A escala em São Luís será apenas para abastecimento de combustível e de suprimentos. O navio está programado para partir segunda-feira.

De acordo com o comandante da Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA), Jair dos Santos Oliveira, o navio Almirante Saboia está carregado de viaturas militares e de peças sobressalentes. A estadia em São Luís é um momento de preparação para os 10 dias de viagem até o Haiti.

O navio Almirante Saboia partiu no dia 21 de maio da Base Naval do Rio de Janeiro (RJ) em direção a Porto Príncipe, capital do Haiti, na Comissão Haiti XIV. A missão do navio é transportar material da Força de Fuzileiros da Esquadra e do Exército Brasileiro para contribuir com o esforço logístico em apoio ao contingente brasileiro da Missão das Nações Unidas para Estabilização no Haiti (MINUSTAH).

Além de Porto Príncipe, o NDCC Almirante Saboia atracará, incluindo a ida e a volta, nos portos de Natal (RN), Itaqui (MA), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Norfolk e Yorktown, nos Estados Unidos da América, e San Juan, em Porto Rico. A sua permanência na capital haitiana será de três dias e sua chegada ao Rio de Janeiro está prevista para agosto deste ano.

Missão - A resolução número 1542 do Conselho de Segurança da ONU estabeleceu a Missão das Nações Unidas para Estabilização no Haiti (MINUSTAH) em 1º junho de 2004. A missão é composta por contingentes de vários países e têm características multidimensionais, compreendendo, além do componente militar, outros como direitos humanos, polícia, desarmamento e assessoria eleitoral.

Na MINUSTAH, a Marinha do Brasil se faz presente, prioritariamente, pelos Fuzileiros Navais. Atualmente, integra o contingente brasileiro, com um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais (GptOpFuzNav), do tipo unidade anfíbia, com 215 militares, cujo rodízio é realizado a cada seis meses; participa também do Estado-Maior do Batalhão Brasileiro do Componente Militar da Força de Estabilização, inclusive com Oficiais do Corpo da Armada e de Intendentes da Marinha; além de possuir oficiais como assessores do Force Commander.

Cabe ressaltar o envolvimento da Marinha, quando do deslocamento do primeiro contingente brasileiro: quatro navios, 30 veículos, 13 reboques, 31 contêineres, carregados com suprimentos e equipamentos, e o esforço de 1.242 militares, que, segundo a Marinha, demonstraram a prontidão, o preparo profissional e, principalmente, a dedicação e a superação dos desafios.

Mais

O NDCC Almirante Saboia é um navio de 137,5 metros de comprimento e 6.750 toneladas, com tripulação de 49 pessoas. Sua função é realizar o transporte de carga e tropa; transbordos de pessoal; movimento navio/terra por superfície ou helitransportado, inclusive com lançamento e recolhimento de carros lagarta anfíbio, a fim de contribuir para a realização de Operações Anfíbias e de Apoio Logístico Móvel. O navio foi incorporado à Marinha do Brasil no dia 21 de maio de 2009, em cerimônia realizada na cidade de Falmouth, Reino Unido. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621