Navio capesize embarca 80 mil toneladas de ferro-gusa no Itaqui

17-02-2011 14:47

 

O navio capesize C. Laurel, de bandeira coreana, concluiu ontem o embarque de 80 mil toneladas de ferro-gusa no Porto do Itaqui. A operação teve início sábado (12), no berço 105, arrendado pela mineradora Vale. Devido às dimensões do cargueiro, com 272 m de comprimento, 45 m de largura e 151,3 mil toneladas de porte bruto, foi preciso utilizar toda a extensão do atracadouro e mais uma parte do berço 104.

É a segunda vez que o Itaqui recebe esse tipo de navio, cujo sucesso da operação deu-se graças à parceria entre Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), gestora do Porto do Itaqui, com a Vale e a Petrobras, que depende do berço 104 para fazer o transbordo de combustível.

"A Petrobras reprogramou alguns navios para outros berços a fim de deixar livre o berço 104 para a operação de embarque do ferro-gusa", explicou Rafael Vasconcelos, responsável da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) pela gerência operacional do Porto do Itaqui.

Além dos dois berços livres, a atracação do navio também dependeu de algumas particularidades de tempo e maré. Pela sua extensão, o cargueiro aporta somente pela manhã ou à tarde, isto é, com a claridade do dia, para maior segurança. A desatracação só acontece na maré cheia.

Antecedente - Em novembro do ano passado, o navio MV Agility, também do tipo capesize, atracou no Porto do Itaqui para o embarque de 147 mil toneladas de ferro-gusa no berço 105, arrendado pela Vale. Foi uma operação inédita no mundo em um navio dessas dimensões e, para tanto, foi organizado um pool de seis siderúrgicas do Sistema Norte, sendo quatro do Maranhão e duas do Pará, todas situadas no eixo de influência da Estrada de Ferro Carajás (EFC).

 

(Fontes: O ESTADO DO MARANHÃO, Ed. 17.719, Portos – pág. 12)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621