Navio Tracer chega à zona portuária com locomotivas da Estrada de Ferro Carajás

08-05-2012 17:26

Esta é a segunda operação deste tipo realizada no Porto do Itaqui neste ano.

Está programado para atracar hoje no Porto do Itaqui o navio Tracer, com um carregamento de locomotivas e peças para a Estrada de Ferro Carajás (EFC). Esta será a segunda operação deste tipo em 2012. A última ocorreu na segunda quinzena de abril, quando um lote de sete locomotivas foi desembarcada do navio Stellanova.

No caso do Tracer, trata-se de um navio de bandeira holandesa, que fundeou na Baía de São Marcos neste fim de semana, de acordo com sites de monitoramento marítimo. Trata-se de um cargueiro de 100 metros (m) de comprimento, 20 m de largura, com 8,7 mil toneladas de porte bruto (TPB) e com carga avaliada em 1.146 toneladas. A quantidade de locomotivas trazidas nesta viagem não foi divulgada. Cada maquinário pesa, em média, 183 toneladas.

O navio Tracer vem do porto de Norfolk, estado da Virginia (EUA), de acordo com o site Marine Traffic. O último carregamento de locomotivas da EFC veio do Canadá, no navio Stellanova, no mês passado.

Descargas - O Stellanova, de bandeira holandesa, trouxe em seus porões um lote de sete locomotivas da EFC, maquinários equipados com motores diesel/elétricos, com potência de 5,3 mil HP (horse power, ou cavalo-força, em tradução livre), com bitola de 1,6 metro. O cargueiro tem 96 m de comprimento, 18 m de largura e 5.198 TPB.

Outra operação deste tipo foi registrada em maio de 2011, quando cinco locomotivas foram desembarcadas do navio Industrial Egret, de bandeira de Antíqua e Barbuda, com 140 m de comprimento e 20 m de largura. A carga, no total, pesava 900 toneladas, incluindo os trucks (material rodante) e os maquinários.

Outra operação de descarga de locomotivas ocorreu em abril do ano passado, com sete conjuntos férreos que vieram no navio Industrial Fighter, de bandeira de Antíqua e Barbuda (assim como o Industrial Egret), vindo de Norfolk, no estado de Virgínia, costa leste dos EUA, mesma origem da carga trazida pelo Tracer.

Mais

De acordo com o site da Vale, a Estrada de Ferro Carajás (EFC) foi criada em 1985 no Brasil e conecta as minas de ferro de Carajás, no estado do Pará, ao Terminal Portuário Ponta da Madeira, no Maranhão. Pelos 892 km de extensão da EFC, são transportados principalmente minério de ferro, ferro-gusa, manganês, cobre, combustíveis e carvão. A ferrovia tem mais de 10 mil vagões e 220 locomotivas (dados da empresa). Pela EFC circula um trem com quatro locomotivas e 330 vagões, considerado o maior trem do mundo. A EFC também transporta pessoas. São levados, em média, 1,3 mil passageiros por dia em um percurso que passa por 25 localidades, entre povoados e municípios do Maranhão e do Pará.

(Fonte: O Estado do Maranhão)

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