Navios estrangeiros são maioria no setor marítimo brasileiro

28-06-2012 08:03

Frota nacional de longo curso é de 75 embarcações, de acordo com a Antaq; entidades discutiram os rumos do setor naval.

O transporte marítimo responde por 95% do comércio exterior brasileiro e apenas 1% dos navios são de bandeira nacional, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos Jurídicos e Empresariais (Ineje), que realizou em Porto Alegre (RS) um seminário sobre direito, desenvolvimento portuário e construção naval na primeira quinzena deste mês. A informação repercutiu entre lideranças empresariais do setor aquaviário, que defendem o aumento da frota nacional.

De acordo com Wilen Manteli, fundador e presidente da Associacão Brasileira de Terminais Portuários, o setor aquaviário brasileiro tem um problema de mentalidade em todos os escalões. "Temos mentalidade de súditos. O Brasil cria suas próprias dificuldades: excesso de burocracia, retorno do intervencionismo estatal e disputas entre operadores privados são alguns dos principais entraves que impedem que o país navegue no rumo certo", disse Manteli, durante o evento.

De acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), a frota de navios de longo curso (comércio exterior) é de 75 embarcações atualmente, o que inclui porta-contêineres, graneleiros, petroleiros, navios de múltiplo propósito, cargueiros do tipo roll-on/roll-off (especiais para transporte de veículos automotores), gaseiros, barcaças e rebocadores.

Na lista de embarcações de bandeira brasileira estão: Guanabara Bay, Juruti e NT Neusa, os únicos da frota nacional fundeados ontem na Baía de São Marcos, em São Luís (MA), de um total de 42 embarcações registradas na estatística do site da empresa de praticagem Pratimar, que monitora diariamente o tráfego aquaviário na região.

O seminário teve como objetivo discutir o setor marítimo brasileiro e a necessidade de políticas públicas para o setor, como o incentivo à indústria nacional, a formação de despachantes aduaneiros, capacitação de pessoal e comércio exterior. (Fonte: O Estado do Maranhão)

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