No MA, empresas investem

03-01-2011 17:40

Cristiane Agostine | De São Paulo

A governadora reeleita do Maranhão (PMDB), Roseana Sarney, promete para seu quarto mandato uma nova onda de investimentos, estimados em R$ 100 bilhões, um valor bastante elevado mas que deve ser bancado pela iniciativa privada. A proposta é espalhar o parque industrial e as empresas em todo o Estado e não só na capital e empregar 237 mil pessoas.

O governo contabiliza nesse montante a refinaria Premium, da Petrobras, já em processo de instalação em Bacabeira, cujo investimento é superior a R$ 40 bilhões, e projetos de grandes empresas.

Em Imperatriz, está previsto que a Suzano Celuloseconstrua uma fábrica. Na capital, a Alcoavai ampliar sua refinaria. A Aurizonaprevê construir a Companhia Siderúrgica do Mearim, em Bacabeira. A Valedeve manter o fluxo de recursos em Carajás. A OGX anunciou recentemente a descoberta de um campo de gás equivalente à metade da produção da Bolívia.

O Estado aposta nos investimentos para tentar reduzir a dependência do governo federal. Hoje, metade das receitas vêm do Fundo de Participação do Estado.

(VALOR ECONÔMICO; POLÍTICA; MARANHÃO)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621