Nordeste concentrará 78% da produção de petróleo

31-03-2011 08:44

 

Nos próximos nove anos, o país alcançará a produção de 3,16 milhões de barris/dia de derivados de petróleo, sendo 78% dessa capacidade de refino concentrados na Região Nordeste, com destaque para a Refinaria Premium I, que a Petrobras está construindo no município de Bacabeira, a 60 km de São Luís. Este cenário de crescimento da capacidade de refino no país foi apresentado pelo gerente-executivo de Programas de Investimento da área de Abastecimento da Petrobras, Luiz Alberto Domingues, no seminário “O Nordeste e o pré-sal”, realizado em Recife.

De acordo com dados da Petrobras, de 2014 a 2020, as refinarias Premium I, no Maranhão, e Premium II, no Ceará, produzirão 900 mil barris/dia de petróleo (66% deles na Premium I). Com essas duas novas plantas, mais a Refinaria Abreu e Lima, que está sendo construída no Complexo Portuário de Suape (a 60 km de Recife), o parque de refino da Petrobras passará de 11 para 14 unidades.

Luiz Alberto Domingues explicou que a estratégia da companhia para os próximos anos visa dar auto-suficiência ao Brasil no refino: atualmente, o consumo é 8% maior do que a quantidade de produtos das refinarias. A previsão é de que, em 2020, essa situação se inverta e a demanda pelos derivados de petróleos seja de 2,79 milhões de barris/dia; enquanto o volume processado será de 3,16 milhões, 13,2% maior.

Ele explicou que o início dos esforços da Petrobras rumo à auto-suficiência no refino se deu no início dos anos 2000, com a modernização das instalações já existentes, construídas desde os anos 60. “Agora, a fase é de investimento na ampliação do parque de refino”, destacou.

Mercado - Há ainda, segundo ele, aportes na área petroquímica, cuja matéria-prima também é o óleo: o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) e a Petroquímica Suape (em Pernambuco). Além de garantir o abastecimento no mercado brasileiro, os investimentos têm como objetivo o crescimento do mercado internacional de derivados de petróleo.

“O mercado interno é nosso mercado premium. Foi o que nos sustentou nos últimos 50 anos e continuará sendo prioridade nos próximos 50”, ponderou o gerente-executivo de Programas de Investimento da área de Abastecimento da Petrobras.

(Fonte: O Estado do Maranhão, Ed. 17.702, Economia – pág. 09)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621