Nordeste, a bola da vez

30-03-2011 08:51

 

A região nordeste do Brasil vive um momento especial: é hoje um celeiro de idéias e um canteiro de obras. Apresenta os maiores índices de crescimento do PIB e os melhores indicadores de desenvolvimento do país, cenário que vem atraindo investidores da iniciativa privada e o próprio poder público - que já realiza e planeja novos investimentos em infra-estrutura sob o guarda-chuva do PAC.

Enquanto entre 2000 e 2010 a população do Sudeste aumentou 12,73%, a população nordestina ficou 13,24% maior. Nos últimos dez anos, o país cresceu economicamente 32%, enquanto a região atingiu a marca dos 37%. O nordeste foi responsável por 25,7% da arrecadação do país no período. E o mercado de consumo dessa região também cresceu com a incorporação de milhões de famílias beneficiadas por meio de programas sociais. Segundo os maiores escritórios de consultoria do país, a região deve apresentar nos próximos anos um crescimento chinês.

Todas essas mudanças acabam movimentando a indústria da publicidade. Tome-se, por exemplo, a migração de parte expressiva da população para as classes C e D nesses estados: ela tem impulsionado ano a ano o mercado de mídia da região. O Nordeste virou vedete do Brasil, com destaque para os estados de Bahia, Ceará e Pernambuco, que concentram as principais agências, indústrias, empresas de serviço e do mercado imobiliário.

E o potencial de crescimento da região ainda é muito grande. Segundo o Projeto Inter-meios, o nordeste abocanhou no ano passado 12,3% dos R$ 16,5 bilhões da verba publicitária investida no país na mídia televisão. Quando se analisa esses números sob o ponto de vista demográfico e econômico nota-se que há ainda um potencial imenso de crescimento. Em cinco anos o percentual da população nordestina que possui um televisor passou de 81%, em 2005, para 91%, em 2010, alcançando a média brasileira.

A leitura que faço desses números é que o Nordeste tem indicadores cada vez mais atrativos para o investimento publicitário nas mídias regionais e nos veículos de abrangências nacional. É por tudo isso que a ABAP (Associação Brasileira das Agências de Publicidade) escolheu a região para realizar um dos maiores eventos de comunicação deste ano: o congresso “Nordeste. A Bola da Vez”, que começará em Salvador no dia 31 de março. O objetivo do evento é chamar a atenção de grandes empresas para o potencial econômico da região.

É hora de avançarmos com responsabilidade social cumprindo nosso papel de sermos a indústria emuladora que movimenta as demais indústrias. Não é à toa que grandes empresários dos mais variados setores - do alimentício ao automobilístico - estarão presentes ao evento, debatendo com os mais influentes nomes da publicidade brasileira. Estarão presentes Fábio Coelho, presidente do Google Brasil, Eduardo Ragasol, presidente da Nielsen, Izael Sinem, diretor da Nestlé, Mariano Lozano, presidente da Danone, José Vicente Marino, vice-presidente da Natura, e Maílson da Nóbrega, ex-ministro da Fazenda, entre outros grandes nomes.

A sociedade já percebeu que a propaganda, além de criar hábitos de consumo, educa, entretém, informa e constrói marcas. Vivemos tempos de maturidade na indústria da publicidade brasileira, e o evento na Bahia será o pontapé inicial para um período muito próspero para o setor.

CEO da Lew’Lara\TBWA, é presidente da ABAP (Associação Brasileira das Agências de Publicidade)

(Fonte: O Estado do Maranhão, Ed. 17.760, Opinião – pág. 04)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621