Nova operação com contêiner no Itaqui está marcada para abril

18-03-2011 14:56

 

A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), gestora do Porto do Itaqui, em parceria com as armadoras Brazil Marítima e CMA CGM, concluiu ontem o desembarque de 150 contêineres, uma operação que deve ser realizada de forma regular quinzenalmente, segundo prognósticos da administração portuária. Uma nova operação desse tipo está programada para o mês de abril, mas a Emap não divulgou a data precisa.

Na operação de ontem, foram utilizados um guindaste de terra e um de bordo para retirar do navio de bandeira inglesa Platon 150 contêineres, atracado no berço 102 do Porto do Itaqui. O carregamento foi trazido pela armadora francesa CMA CGM, que atua em mais de 450 portos no mundo e cobre a maior parte dos portos na costa brasileira. A vantagem da operação "conteinerizada" são os custos reduzidos em relação às movimentações graneleiras, abrindo um novo mercado para importação e exportação de cargas.

Segundo a direção da Emap, a implantação de uma linha regular de contêineres em São Luís amplia a vocação natural do porto maranhense, que sempre foi de movimentação de granéis. "Em potencial, serão beneficiadas as empresas maranhenses de pequeno e médio porte, que poderão utilizar o porto para exportar pequenas cargas para diversos locais do mundo via contêiner", afirmou Luiz Carlos Fossati, presidente da Emap.

Logística - Com a conclusão da Ferrovia Norte-Sul (FNS) - que será interligada ao Porto do Itaqui através da Estrada de Ferro Carajás (EFC) -, o leque de oportunidades de negócios se amplia para movimentação de cargas também dos estados do Piauí, Pará e Tocantins.

"Vimos, juntamente com a Emap, a demanda do Maranhão para operações com contêiner e acreditamos no potencial do Porto do Itaqui para operações desse tipo", declarou Alessandro Fernandes, gerente Regional Norte da CMA CGA.

Segundo o responsável pela área de operações da Emap, Gustavo Lago, cargas frigoríficas, alumínio e equipamentos são alguns dos produtos que podem ser transportados via contêiner, atendendo, inclusive, a demanda das grandes indústrias atualmente em instalação no Maranhão e das que venham a se instalar.

A linha regular para o Maranhão terá periodicidade quinzenal, mas até o fim do ano pode tornar-se semanal, o que garante movimentação de mais cargas em menor tempo dentro do Porto do Itaqui (just in time). "A próxima operação está programada para o mês de abril", ressaltou Lago.

Antecedentes - Estabelecer uma linha regular com navios porta-contêineres no Porto do Itaqui tem sido um esforço da Emap desde 2008, quando foi registrada a movimentação de 615 contêineres de 20 TEU. Em maio de 2009, foi realizada a primeira exportação de castanha de caju em contêiner pelo Itaqui.

A carga veio do município de Barreirinhas, nos Lençóis Maranhenses. A operação foi realizada no navio CMA CGM Homere, que veio do Mar do Caribe, passando pelo Pará e seguindo para Fortaleza. Foram transportados também lingotes de alumínio da Alumar, totalizando 115 contêineres de 20 TEU.

Uma nova tentativa da Emap ocorreu em novembro de 2009, com a descarga de 170 contêineres numa embarcação da empresa Log In Rio. O objetivo era realizar testes para estabelecer uma linha quinzenal até fevereiro de 2010.

Mais

A operação de desembarque do CMA CGM Platon, iniciada à meia noite da quinta-feira (17), foi feita com os trabalhadores portuários avulsos, os chamados TPA, escalados pelo Órgão Gestor de Mão-de-Obra (Ogmo) do Itaqui e teve como operadora portuária a empresa Brazil Marítima. O descarregamento contou com a presença de empresários da comunidade portuária, além de técnicos da Emap. O navio desatracou na maré das 11h30 da manhã desta quinta, completando 12 horas de estadia no Porto do Itaqui.

 

(Fonte: O ESTADO DO MARANHÃO, Ed. 17.748, Portos - pág. 08)

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