Novo píer para Itaqui
O ministro dos Portos anunciou investimento de R$ 80 milhões para agilizar a movimentação de derivados de petróleo, como álcool, óleo diesel e gasolina.
Nos próximos dias, será assinada autorização da construção do berço 108 do Porto do Itaqui. A previsão é que certame ocorra até o fim do ano. A informação foi dada pelo ministro dos Portos, José Leônidas Menezes Cristino, durante a abertura do I Seminário Internacional “Logística, base para o desenvolvimetno sistentável”, promovido pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
O aporte de recursos para a obra será de R$ 80 milhões, e o novo berço do Itaqui será instalado ao norte do Porto. A idéia é utilizá-lo para movimentar granéis líquidos, como álcool, óleo diesel, gasolina e outros derivados do petróleo.
Estima-se que a área movimente de 3 milhões a 4 milhões de toneladas por ano de produtos, um aumento de aproximadamente 40% na capacidade operacional do Itaqui. Esse tipo de carga corresponde hoje a mais de 50% das movimentações totais no porto maranhense.
Segundo Leônidas Cristino, que apresentou o painel !Logística brasileira sob a ótica do setor portuário”, o novo berço do Itaqui representa a geração de mais oportunidades de investimento na área de derivados de petróleo com a ampliação do parque de tancagem. Cenário favorável para a expansão das empresas como o que já acontece com o Terminal Marítimo do Maranhão (Temmar) e a Odfjell Terminals (Granel Química), que já operam no porto.
“Esta obra integra o conjunto de ações que visam expandir e modernizar as instalações do Porto do Itaqui, afinal de contas, o Maranhão está se desenvolvendo e seu complexo portuário está entre os sete mais estratégicos do país”, declarou o ministro, informando que ao todo, estão sendo investidos R$ 206 milhões no Itaqui.
Também está em andamento, com 70% das obras concluídas, a ampliação do cais sul, que inclui a cosntrução do berço 100, a ser utilizado em uma segunda fase do Projeto do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram). Na primeira fase, será usado o berço 103, já existente.
Evento
Desde ontem, representantes do setor aquaviário, empresários, estudantes universitários, pesquisadores e a sociedade têm discutido políticas públicas e estratégias para desenvolvimento da logística do Brasil, no I Seminário Internacional “Logística, base para o desenvolvimento sustentável”.
O evento, que ocorre até hoje, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, é realizado pela Antaqu com apoio do governo do estado e tem como objetivo apresentar e discutir modelos, experiências e soluções voltadas para o desenvolvimento e melhoria da relação porto/cidade.
Personagem da notícia
O diretor- geral da Antaq, Fernando Fialho, explicou que a escolha de São lUís para sediar o primeiro seminário deu-se pelas suas potencialidades logísticas. Complexo Portuário de São Luís (Itaqui, Ponta da Madeira e Porto da Alumar) e sua localização geográfica privilegiada, que o colocou entre os sete mais estratégicos do país. “Usar melhor as nossas hidrovias, a cabotagem na costa brasileira é melhor alternativa”, disse o diretor- geral da Antaq.
Atualmente, no estado, a Agência trabalha o projeto de navegação dos rios Mearim e Itapecuru, ainda em fase de elaboração. “Estamos realizando as análises preliminares, como o levantamento de profundidade e navegabilidade dos rios, além de ações de executividade relativas às matas ciliares, entre outros aspectos”, afirmou.
Três perguntas – Paulo Sérgio Oliveira Passos, ministro dos Transportes
Qual a realidade do sistema de transporte de produção atualmente no Brasil?
“Temos uma matriz de transporte atualmente muito carregada, principalmente a rodoviária, que abarca 60% do escoamento da produção. Estamos trabalhando, para que essa realidade mude através da distribuição destes produtos por vis ferroviárias, em especial, as aquaviárias. Se as utilizarmos teremos redução de custos, uma vez que elas são mais eficientes, logo, geram competitividade, além de que o valor do frete é menor, há encurtamento de distâncias e até melhoria da qualidade de vida de quem utiliza o transporte.
E o Maranhão, como você vê a realidade do estado, no que se refere ao transporte aquaviário?
“O MA possui grande potencial ferroviário e hidroviário, bem como o complexo portuário do Itaqui, com localização privileagiada e capacidade de atender a demanda do Brasil. Somente a Baía de São Marcos, com a sua condição natural de águas profunda é uma grande oportunidade para o Estado. Além de que, o complexo portuário está voltado para o Atlântico Norte, caminho mais curto para os EUA e Europa, podendo se explorar mais as exportações. Podemos nos tornar uma solução eficiente e sustentável para o páis.
Quanto à duplicação da BR – 135, como está o andamento do projeto?
“O Dnit está trabalhando na complementação dos estudos, para se ter um projeto executivo completo e em condições para que se possa iniciar o processo licitatório. Basicamente, estão sendo realizados serviços de sondagem sobre as perfurações que serão necessárias ao longo do trecho a ser duplicado. A expectativa é que seja possível conclusão da licitação até o final do 1º trimestre de 2012, seguida do incío das obras”. (Fonte: O Imparcial)