Número de consultas ao SPC teve aumento de 5,81% em janeiro no Maranhão

29-02-2012 08:51

Registro aponta para um início de ano positivo para o comércio varejista do estado

O ano começou de forma positiva para o comércio varejista maranhense. De acordo com dados da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão (FCDL), o número de consultas ao banco de dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) teve crescimento de 5,81% em janeiro deste ano, em comparação a igual mês do ano passado.

O SPC de São Mateus, entre os 25 existentes no estado, foi o que registrou maior volume de consultas, com alta de 309,7% em janeiro. Logo em seguida se destacaram o SPC de São João do Paraíso com aumento de 181,3% no número de consultas e Trizidela do Vale, com 127,4%.

Segundo informações da FCDL, os SPCs das duas maiores de cidades do estado, São Luís e Imperatriz, registraram crescimento no número de consultas de apenas 1% e 3,3%, respectivamente.

Para o presidente da FCDL, Alberto Nogueira da Cruz, os dados coletados nas 25 CDLs são um indicador de continuidade do aquecimento do setor, após o período natalino. "Apesar de janeiro ser um mês de férias e de despesas com matrícula e material escolar, o comércio manteve-se aquecido", destacou.

Alberto Nogueira da Cruz disse que a tendência é que o consumo continue em alta ao longo do ano, tendo em vista a oferta de crédito, empregabilidade, juros mais baixos e condições de pagamento. "São fatores que contribuem para o aumento nas vendas", frisou.

Outro dado positivo apresentado pela FCDL é que em janeiro deste ano quase 130 mil consumidores saíram do cadastro restritivo do SPC, volume que representou um aumento de 93,5% em comparação a igual período do ano passado. "Todo esse universo de consumidores agora está apto ao mercado de crédito, o que é bom para o comércio", observou Nogueira da Cruz.

Já as inclusões mês passado cresceram 64,7% com destaque para os SPCs de São João do Paraíso, com alta de 230%, Grajaú com aumento de 154% e São Luis, com 99,7%.

Conforme os dados da FCDL, dos 25 SPCs, em 13 foram registradas quedas no número de inclusões. Ou seja, menos consumidores entraram no cadastro restritivo em janeiro. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621