O ano de 2010 encerra com queda no número de falências

12-01-2011 16:28

A Federação do Comércio do Maranhão comemora os resultados apontados pelo Indicador Serasa Experian de Falências e Recuperações divulgados nesta quinta-feira (6). De acordo com os resultados, o ano de 2010 obteve o menor número de falências dos últimos cinco anos. De janeiro a dezembro foram 723 decretos de falências de empresas em todo o país, 19% a menos do que 2009, quando foram registradas 908 falências.

O presidente da Fecomércio, José Arteiro da Silva, avalia que os números são resultados do aquecimento do setor econômico no ano passado, com os consumidores motivados a comprar, a grande oferta de crédito e o aumento do número de empregos.

“A taxa de crescimento das atividades do comércio em 2010 ficou acima dos 10%, surpreendendo até os mais otimistas. Desde o início do ano, com a redução de impostos sobre os produtos industrializados, tivemos um aquecimento no comércio bastante acelerado, o que contribui para essa redução destacável no número de empresas fechando as portas”, ressaltou José Arteiro.

Segundo a pesquisa da Serasa Experian, as micro e pequenas empresas foram as que apresentaram a maior queda no número de falências decretadas em 2010 em relação a 2009. No acumulado do ano, foram 653 decretações de falência de micro e pequenas, enquanto em 2009, foram 831.

Para 2011, o presidente da Fecomércio destaca que é preciso mais cautela devido às políticas monetárias que serão impostas pelo novo governo para controlar a inflação, no entanto, mesmo com provável crescimento abaixo das taxas de 2010, José Arteiro acredita que o momento favorável da economia deve permanecer.

“Para este ano a expectativa é que o aquecimento das atividades do comércio gire em torno de 8%, mais moderado que o ano passado, mas ainda sim um crescimento bastante considerável”, avaliou José Arteiro.

 

(JORNAL A TARDE; ED:813; ÚLTIMA HORA; FECOMÉRCIO)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621