''O município de Imperatriz ainda crescerá muito mais''

21-08-2011 10:21

Imperatriz - O empresário Francisco Almeida está bastante otimista quanto ao futuro de Imperatriz. Ele disse que a cidade é importante para várias regiões, um efetivo polo de convergência, inclusive nas áreas de educação e saúde, pois para Imperatriz vêm pessoas até de locais distantes em busca de conhecimento e de assistência médica. O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Imperatriz (CDL) acredita que em pouco tempo o município estará entre os melhores do Brasil para se morar e investir.

O Estado – Qual a avaliação que o senhor faz do processo de desenvolvimento de Imperatriz, sobretudo ao longo dos últimos 15 anos?

Francisco Almeida - Extremamente positiva. Parafraseando o cantor e compositor Jorge Ben Jor, eu diria que “Imperatriz é uma cidade abençoada por Deus”. De fato, Imperatriz é um município estrategicamente bem localizado, como todos nós já sabemos. Ou seja, permanece no centro das atenções da Pré-Amazônia e tem se desenvolvido francamente, também em razão da força dos seus empreendedores e do trabalho desenvolvido pela sociedade de uma forma geral. Ao chegar aos 159 anos, Imperatriz, mais do que nunca, atravessa um momento importantíssimo.

O Estado – Na condição de presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Imperatriz, conhecida por todos em razão dos diversos projetos que realiza, como o senhor observa a participação da entidade na viabilização dos empreendimentos que para cá estão vindo, principalmente na área do varejo?

Francisco Almeida – A organização da sociedade civil, por meio de seus segmentos, seja o comércio, a indústria ou a educação, representa a junção de esforços, a manifestação real do compromisso com o desenvolvimento. E nós, enquanto setor terciário vinculado ao segmento lojista, temos prestado nossa contribuição ao desenvolvimento de Imperatriz. E continuamos aqui, firmes, agradecendo a Deus e a Imperatriz pelas oportunidades que têm proporcionado a todos aqueles que para cá vêm empreender.

O Estado – Como o senhor avalia a resposta dos empresários locais à assistência a eles dispensada pela CDL?

Francisco Almeida - Nós estamos conseguindo ocupar espaços que precisam ser preenchidos do ponto de vista da prevenção de crédito e promoções, além da própria representação institucional, mas sabemos que ninguém consegue atingir 100% das metas previamente programadas. De qualquer forma, hoje contamos com um quadro de mais de 900 associados. Para eles, temos dispensado atenção especial e um acompanhamento das inevitáveis mutações que o mercado nos impõe nesta era da globalização.

O Estado – Quais são as principais barreiras enfrentadas pela CDL Imperatriz?

Francisco Almeida - Nós somos parte do mercado e, quando existem forças negativas externas que o atingem, também atingem a nossa instituição. Entretanto, de certa forma, ao longo dos últimos 10 anos, Imperatriz tem tido um comércio crescente e as suas entidades vêm acompanhando a contento esse desenvolvimento.

O Estado – O senhor poderia apontar três pontos essenciais para o crescimento dos negócios no Município?

Francisco Almeida - Em primeiro lugar, a sua localização, a forma com que Imperatriz atrai o consumidor. Estamos diretamente ligados a três estados: Pará, Tocantins e Piauí. Em segundo lugar, a estrutura de abastecimento e de atendimento da cidade, que tem sido um ponto extremamente positivo. Um terceiro ponto é a logística de transporte, também favorecida pelos modais rodoviário, hidroviário e aeroviário. Por fim, temos o talento e a competência dos empreendedores de Imperatriz, que acreditam e realizam.

O Estado – E quanto à Lei Geral da Micro e Pequena Empresa? O Empreendedor Individual vai realmente exercer algum impacto na economia?

Francisco Almeida - O mercado é dinâmico e há também a relação de entendimento entre governo, fornecedores e empresários. Então, na medida em que o governo sente a necessidade de melhorar o controle, visando atrair, isso abre células como essa: o Empreendedor Individual, a fim de que haja um controle das ações de mercado. E isso é importante para todos, tendo em vista que, na medida da existência de um controle de mercado, melhora a arrecadação do Município, do Estado e da Federação, ou seja, todos saem ganhando.

O Estado – Na condição de diretor regional de Estado da Indústria e Comércio, qual a sua perspectiva do desenvolvimento da economia regional, em especial nos setores da indústria e de serviços?

Francisco Almeida - Vivemos um momento muito importante. O Maranhão passa a contar, para os próximos 10 anos, com expectativa de de R$ 10 bilhões em investimentos. Isso significativa dizer que estaremos nos colocando entre um dos mais prósperos estados da Federação. Há um esforço concentrado da governadora Roseana Sarney para atrair o empreendedorismo. Agora, cabe a nós estarmos preparados para participar, para sermos atores reais desse histórico processo de desenvolvimento pelo qual atravessa o nosso estado. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621