Obras da Hidrelétrica Estreito já estão 90% concluídas, diz o Ceste

01-12-2010 11:04

Cerca de 8 mil homens estão trabalhando na fase atual, considerada pico da obra da UHE

As obras da Usina Hidrelétrica Estreito estão com mais de 90% de seu cronograma concluídos, conforme informações do Ceste. Aproximadamente 8 mil homens estão Trabalhando no que hoje é considerado o pico da obra.

Até o momento, todas as 14 comportas já foram montadas e a Casa de Força, localizada em Estreito, já conta com 90% das obras civis finalizadas. Agora, a concentração do Consórcio Estreito Energia está na montagem da primeira turbina geradora de energia, cujos testes de funcionamento devem ser iniciados já no fim deste ano. “Acredito que uma obra desse porte é importante em qualquer lugar do mundo. Uma obra na qual foram investidos quase R$ 5 bilhões e em que royalties serão aplicados vai trazer desenvolvimento, energia e todo o tipo de benefício. A governadora do Maranhão foi fundamental nesse processo”, declarou o presidente do Consórcio Estreito Energia, José Renato Ponte. Entre outros aspectos importantes da obra e que já estão implementados, está a unidade de transmissão de energia, na própria Usina Hidrelétrica de Estreito.

A subestação não somente está pronta, como sua licença de instalação também está expedida. Com essa subestação em condições de funcionar, esperase apenas o início da geração para que essa energia seja jogada no Operador Nacional do Sistema (ONS) e distribuída na rede.

Ao todo, serão oito turbinas, com a primeira sendo acionada em fevereiro do ano que vem. Depois do acionamento da primeira, as demais estarão em operação de dois em dois meses até o funcionamento pleno de Estreito, no primeiro semestre de 2012. Até o momento, a Usina Hidrelétrica Estreito já demandou o lançamento de aproximadamente um milhão de metros cúbicos de concreto (o suficiente para se construir 12 estádios do Maracanã). Faltam ainda serem lançados pouco menos de 60 mil metros cúbicos na obra. (O Estado do Maranhão; Primeiro Caderno; Especial - pág. 06)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621