Obras da Refinaria Prêmio I revelam peças arqueológicas

05-02-2011 14:14

 

ROSÁRIO - O arqueólogo Arkley Bandeira, da USP, contratado pela Petrobras para fazer um estudo arqueológico na região de implantação do canteiro de obras da Refinaria Premium I, em Bacabeira, divulgou, na última quinta-feira, a descoberta de cerca de quatro sítios arqueológicos no município de Rosário. A notícia foi dada durante um seminário sobre Patrimônio Cultural realizado no auditório da Petrobras, localizado às margens da BR-402.

O trabalho de catalogação consiste em identificar o sítio, fotografar, filmar, fazer medições e preencher uma ficha bibliográfica contendo todas as informações sobre o local - desde relevo, vegetação, hidrografia, até localização espacial usando GPS. Essas informações são enviadas para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Durante o evento, Arkley Bandeira informou que as descobertas vão desde às ruínas de uma antiga fazenda, passando por uma aldeia indígena de 2 mil anos. Ainda de acordo com o arqueólogo, a abertura do terreno para a construção da Refinaria Premium I permitiu encontrar os sítios. Dos mais de 10 locais de interesse histórico identificados, quatro estão localizados sob o território rosariense. Os objetos desses sítios ficarão sob a guarda do Iphan. Ele disse ainda que os quatro sítios descobertos não serão afetados pela obra da Petrobras e poderão ser preservados no próprio local.

Entre os objetos encontrados, estão cachimbos antigos, partes de xícaras antigas de cerâmica do período colonial, além de garrafas antigas de refrigerantes, que teriam cerca de 300 anos de idade. "Esses sítios representam a ocupação do território rosariense desde o período pré-histórico. Qual é a importância disso tudo? É a gente ter a oportunidade de conhecer a pré-história e a história dos povos que ocuparam essa região. Região essa que nunca teve recursos para se fazer esse tipo de pesquisa", disse o arqueólogo.

 

(Fontes: O ESTADO DO MARANHÃO, Ed. 17.707, Geral – pág. 07)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621