Obras da Suzano começaram em povoado de Imperatriz

30-03-2011 08:36

 

Imperatriz – As obras de instalação da fábrica da Suzano Papel e Celulose já foram iniciadas em Imperatriz. O prefeito Sebastião Madeira disse que o início da construção da planta industrial do Grupo Suzano Papel e Celulose é um momento histórico para Imperatriz.

O prefeito visitou segunda-feira (28) o canteiro de obras da indústria localizado no povoado Bacaba, a 14 km do centro da cidade (Estrada do Arroz) e foi recebido pelo diretor executivo de Operações Florestais da empresa, Fernando Bília, e pelo engenheiro elétrico responsável pela implantação do projeto, Farid Bueri.

As obras iniciais da Suzano começaram no último fim de semana. “Até o dia 30 de novembro, queremos concluir a fase de terraplanagem”, informou Farid Bueri, ressaltando que aquela unidade industrial deve começar a produzir celulose em abril 2013.

Ao prefeito, que estava acompanhado dos secretários Roberto Alencar (Infraestrutura), José Fernandes (Agricultura), Elson Araújo (Comunicação) e Cândido Madeira (Controladoria), os executivos detalharam a execução do projeto, que só na fase de construção deverá gerar 7 mil empregos.

No dia 5 de abril, a empresa fará o lançamento do consórcio, que capacitará 5.700 pessoas que deverão trabalhar na obra.

Capacidade - A fábrica ocupará 200 hectares de uma área de 4 mil hectares. Uma das curiosidades da unidade da fábrica de papel e celulose de Imperatriz é que a empresa vai gerar a própria energia a ser usada na planta industrial. A energia elétrica que sobrar será vendida.

Outros detalhes revelados pelos executivos da Suzano é a instalação de um ramal ferroviário da usina até a Ferrovia Norte-Sul, por onde serão feitos o escoamento da produção e uma estrada que ligará a unidade à BR-010 (Belém-Brasília). A previsão é de que a fábrica produza 1,5 milhão de toneladas de celulose por ano.

Madeira mais uma vez agradeceu à Suzano pela escolha de Imperatriz para a implantação de uma de suas unidades, que será a segunda maior do mundo. O prefeito comentou a luta pela instalação da indústria em Imperatriz. Ele esteve pelo menos duas vezes em São Paulo, em audiência com a direção da empresa.

“Naquela ocasião, disse a eles que nosso município abrigava todos os requisitos básicos para a instalação de uma indústria de celulose”, lembrou o prefeito.

Sebastião Madeira também agradeceu o esforço da governadora Roseana Sarney e do senador Edison Lobão para que a empresa se instalasse em Imperatriz, já que havia um outro município que estava na disputa para sediar a empresa.

Sítio arqueológico - O engenheiro Farid Bueri confirmou que durante o processo de prospecção do local de construção da unidade da Suzano, em Imperatriz, foi descoberto um sítio arqueológico.

A 1,5 metro de profundidade, foram encontrados vestígios de objetos feitos de cerâmica, provavelmente de comunidades indígenas que ali deveriam ter vivido.

O engenheiro responsável pela implantação da fábrica informou que a providência imediata foi a interdição da área da descoberta de 4 mil metros quadrados.

A Suzano também já contratou uma empresa especializada na exploração de sítios arqueológicos para fazer a coleta e identificação dos objetos. Outra informação importante é que esse procedimento não atrapalhará o cronograma das obras da fábrica.

(Fonte: O Estado do Maranhão, Ed. 17.760, cidades – pág. 03)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621