Obras de refinaria são visitadas por trabalhadores
Vinte e dois trabalhadores e trabalhadoras - educandos do curso de pedreiro oferecido pela Secretaria de Trabalho e Economia Solidária (Setres), no município de Paço do Lumiar - visitaram o canteiro de obras da refinaria da Petrobras, no município de Bacabeira, ontem. Eles foram recebidos pela coordenação de Responsabilidade Social da Petrobras no Maranhão.
A visita foi acompanhada pelos secretários de Estado de Trabalho, José Antônio Heluy, e o de Desenvolvimento Social, Francisco Gomes; pelo secretário de Desenvolvimento Social de Paço do Lumiar, Augustus Gomes; além de coordenadores e monitores do curso.
A turma faz parte do projeto PlanSeQ Construção Civil, desenvolvido pela Setres, em parceria com o Ministério do Trabalho, que forma, desde o ano passado, cerca de mil trabalhadores em profissões da área de construção, como as de pedreiro, carpinteiro, eletricista, encanador, gesseiro e pintor predial.
Demanda - Os cursos, oferecidos em São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, foram planejados para atender à demanda de mão-de-obra ocasionada pelas obras do programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.
"O profissional da construção civil tem sido muito procurado em todo o Maranhão, mas foi identificada uma necessidade urgente dessa mão-de-obra nos municípios da Região Metropolitana de São Luís por causa da expansão imobiliária", destacou José Antônio Heluy.
O secretário de Trabalho explicou que os cursos estavam inicialmente previstos somente para o município de São Luís. "Lutamos para que pudessem ser expandidos aos demais municípios da Ilha, como acabou acontecendo", disse.
Visita - Antes de visitarem o canteiro de obras, os alunos conheceram detalhes do empreendimento, que será a maior refinaria de petróleo da América Latina e a quinta maior do mundo.
Durante a palestra de apresentação, o trabalhador Manuel Nascimento, de 25 anos, mostrou seu interesse pelo projeto e afirmou que quer fazer carreira profissional na construção civil. "Vou começando como pedreiro e com um passo de cada vez, quem sabe eu não consigo ser engenheiro; esse é apenas o meu começo", afirmou.
As obras foram iniciadas no ano passado e a previsão é de que a primeira etapa seja concluída no final de 2014. Até 2016, todo o projeto estará em funcionamento e até lá contabilizará 26 mil empregos diretos gerados somente durante sua construção.
Para Augustus Gomes, a visita dos educandos de Paço do Lumiar servirá de incentivo para os trabalhadores que participaram do momento. "É um passo importante para nosso município, que procurou parcerias fundamentais para o desenvolvimento de nossos cidadãos", enfatizou.
O secretário Francisco Gomes destacou a preocupação da Petrobrás em manter uma relação estreita com as comunidades do entorno da refinaria e com poder público, que apóia o projeto. "A Petrobras tem cumprido seu papel de levar o nome do Brasil para todas as partes do mundo e sempre mostrando a qualidade e a competência natural do povo brasileiro", afirmou Gomes.
(Fonte: O Estado do Maranhão, Ed. 17.767, Economia – pág.10)