OGX aguarda licença para explorar Pará-Maranhão

01-12-2010 10:57

Licenciamento exploratório da bacia por parte do Ibama só deverá ocorrer depois de janeiro de 2011, após a realização de audiências públicas no Maranhão e Pará

Embora já disponha de uma plataforma pronta para a campanha exploratória offshore na Bacia do Pará- Maranhão (marítima), a OGX Petróleo e Gás depende de licenciamento a ser emitido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para iniciar as atividades na região. Isso só deverá acontecer a partir de janeiro de 2011, após a realização de audiências públicas nos estados do Maranhão e do Pará.

As datas das audiências públicas para a discussão do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (Rima) da atividade de perfuração marítima nos cinco blocos exploratórios da OGX na Bacia do Pará- Maranhão foram confirmadas pelo Ibama para os dias 9 e 11 de janeiro de 2011, nos município de Bragança (PA) e São Luís (MA), respectivamente.

Consulta - Cópias do EIA/Rima já foram encaminhadas pelo Ibama, para consulta, a diversos órgãos no estado, tais como a Procuradoria da República do Maranhão, Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, Ministério Público do Estado do Maranhão, secretarias estaduais de Minas e Energia, de Turismo, de Agricultura e de Meio Ambiente, além da Prefeitura Municipal de Raposa.

A plataforma Ocean Scepter, que está fundeada próximo à área portuária de São Luís desde agosto deste ano, tem capacidade para perfurar poços de aproximadamente 11 mil metros de profundidade, em lâmina d’água máxima de até 100 metros.

Na Bacia Pará-Maranhão, que se situa em uma área sedimentar total de aproximadamente 100 mil km², a OGX tem direitos de concessão sobre cinco blocos exploratórios. Atividades anteriores de perfuração em áreas próximas a três desses blocos indicaram a presença de petróleo leve na região.

A OGX, empresa do grupo EBX, do empresário Eike Batista, divulgou que acredita no grande potencial da bacia, uma vez que as características geológicas presentes na região são similares às da plataforma continental de Gana (Oeste da África), onde ocorreram importantes descobertas de petróleo leve nos últimos anos. (O Estado do Maranhão; Primeiro Caderno; Economia - pág. 10)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621