OGX ganha permissão para duas prospecções

24-03-2011 10:58

 

A OGX Maranhão intensificará a campanha exploratória em Capinzal do Norte e Santo Antônio dos Lopes, municípios localizados na Bacia do Parnaíba, onde já foram descobertas reservas de gás. A empresa de Eike Batista acaba de receber, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), licenças prévias para perfuração (LPper) de dois novos poços exploratórios na região, com validade até 4 de setembro deste ano.

De acordo com o comunicado da OGX, a Sema concedeu licenças para as atividades de perfuração de poços exploratórios de petróleo e gás na Fazenda Gurujuba, em Santo Antônio dos Lopes, e na Fazenda Retiro, no município de Capinzal do Norte, abrangendo a área do bloco BT-PN-08, na Bacia do Parnaíba.

A OGX responde hoje pela maior campanha exploratória privada de petróleo e gás natural no país, atuando como operadora em sete blocos na Bacia do Parnaíba, onde detém 70% de participação na região, que reúne um potencial de 15 trilhões de pés cúbicos de gás.

Potencial que foi confirmado ano passado, quando a OGX descobriu reservas de gás natural após perfurar os prospectos Califórnia, na cidade de Capinzal do Norte e Fazenda São José, em Santo Antônio dos Lopes. Em fevereiro deste ano, a empresa iniciou a perfuração do poço Bom Jesus, no município de Lima Campos, também integrante da Bacia do Parnaíba, que continua em andamento. Até 2013, a OGX Maranhão pretende perfurar 15 poços na região.

Recentemente, a OGX Maranhão assegurou a contratação de sua segunda unidade de perfuração terrestre. A sonda denominada BCH-05E e que foi contratada junto à empresa BCH Energy do Brasil para operar na Bacia do Parnaíba, tem capacidade para perfurar poços de até 3.500 metros de profundidade. Ela vai operar em paralelo com a sonda QG-1, que teve seu contrato renovado por mais um ano a partir de abril de 2011.

A sonda BCH-05E será transportada para a locação do poço Fazenda São José, em Santo Antônio dos Lopes, onde irá perfurar a extensão desse prospecto. Este será o quarto poço perfurado pela OGX na Bacia do Parnaíba. Este ano está prevista a perfuração de nove poços.

Pelo planejamento da OGX, até 2015 deverão ser perfurados 15 poços na Bacia do Parnaíba, onde a empresa possui sete blocos de exploração, abrangendo uma área de 21 mil km², em 39 municípios.

Municípios a serem explorados

Capinzal do Norte, Santo Antônio dos Lopes, Lima Campos, Brejo de Areia, Jenipapo dos Vieiras, Lago Verde, Olho d’Água das Cunhãs, Pio XII, Lagoa Grande do Maranhão, Santa Inês, Satubinha, Barra do Corda, Itaipava do Grajaú, São Roberto, São Raimundo do Doca Bezerra, Esperantinópolis, Joselândia, São José dos Basílios, Santa Filomena do Maranhão, Presidente Dutra, Dom Pedro, Tuntum, Lago da Pedra, Lago do Junco, São Luís Gonzaga, Lago dos Rodrigues, Trizidela do Vale, Bernardo do Mearim, Igarapé Grande e Poção de Pedras.

Número

US$ 400 mi É quanto a OGX planeja investir na operacionalização de poços na Bacia do Parnaíba

 

(Fonte: O Estado do Maranhão, Ed. 17.754, Economia - pág. 08)                      

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621