OGX MA já perfurou 10 poços em seis municípios em três anos

16-03-2012 08:54

Empresa do grupo de Eike Batista deve iniciar a produção de gás no segundo semestre deste ano.

Desde que iniciou as atividades na Bacia do Parnaíba, em 2009, com a realização de pesquisas sísmicas, a OGX Maranhão - sociedade formada entre as empresas OGX e MPX - já perfurou 10 poços na região, em áreas localizadas em seis municípios. Em dois deles, Capinzal do Norte e Santo Antônio dos Lopes, a empresa obteve sucesso com a descoberta de gás, já declarados comerciais, nos campos de Gavião Azul e Gavião Real.

Além de Capinzal e Santo Antônio dos Lopes, a OGX Maranhão já perfurou poços nos municípios de Lima Campos, Bacabal, Codó e Igarapé Grande, gerando mais de 1.500 empregos na região, onde detém oito blocos exploratórios.

A OGX Maranhão deve começar a produzir gás no início do segundo semestre deste ano e poderá atingir até 6 milhões de m³/dia. Este volume significa dobrar a produção atual de gás natural no Brasil. O gás natural a ser tratado e produzido na Unidade de Tratamento de Gás (UTG) sairá do campo de Gavião Real (localizado em Santo Antônio dos Lopes) e posteriormente de Gavião Azul (Capinzal do Norte).

De acordo com a empresa, a fase exploratória, de pesquisa sísmica e perfuração de poços, vai continuar durante os próximos anos na região, com vistas a realizar novas descobertas.

Em Santo Antônio dos Lopes, a MPX constrói um complexo de geração de energia termelétrica a gás natural, a Usina Termelétrica Parnaíba. Com capacidade instalada de 3.722 MW de energia, a UTE Parnaíba será o maior complexo termelétrico para geração de energia no Brasil.

O empreendimento será construído por partes. Para as primeiras unidades de geração de energia a serem instaladas, totalizando mais de 1.500 MW, está previsto um investimento de cerca de R$ 3 bilhões. As primeiras unidades começam a gerar energia já em 2013. Hoje, as obras estão em etapa de terraplenagem.

No início da semana, a governadora Roseana Sarney visitou a UTG, da OGX Maranhão, em Santo Antônio dos Lopes, onde foi recebida pelos executivos das duas companhias e assistiu a uma apresentação técnica sobre a atuação das empresas na Bacia do Parnaíba. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621