OGX recebe licença para perfuração de novo poço na Bacia do Parnaíba

08-07-2011 09:18

 

A OGX Maranhão iniciará atividade de busca por petróleo e gás natural em mais uma área terrestre na Bacia do Parnaíba. A empresa recebeu licença prévia da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) para perfurar poço exploratório no povoado Liberato, no município de Santo Antonio dos Lopes, distante 302 km de São Luís.

A expectativa da OGX Maranhão é positiva em relação a esse novo poço, situado no bloco PN-T-68, uma vez que já foi encontrada acumulação de gás natural em Santo Antonio dos Lopes, no poço OGX-22, prospecto denominado de Fazenda São José. Os testes realizados indicam um potencial produtivo de até 3,4 milhões de m³ por dia.

Atualmente, a OGX Maranhão - sociedade formada entre OGX S.A. (66,6%) e MPX Energia S.A. (33,3%), que detém 70% de participação em sete blocos na Bacia do Parnaíba (enquanto a Petra Energia S.A. detém 30%) - está perfurando o poço OGX-38, também no prospecto fazenda São José, com o apoio da sonda BCH-05, que tem capacidade para atingir até 3.500 metros de profundidade.

No município próximo de Capinzal do Norte, onde foi encontrada a primeira acumulação de gás natural, em agosto do ano passado, a OGX Maranhão está perfurando desde maio deste ano o poço OGX-46D, no prospecto Califórnia D. O trabalho de perfuração está sendo realizado pela sonda QG-1, fornecida pela Queiroz Galvão, com capacidade para atingir poços de até 6.000 metros de profundidade.

Já foram concluídas perfurações nos poços OGX-22 (prospecto Fazenda São José, Santo Antonio dos Lopes), OGX-16 (prospecto Califórnia, Capinzal do Norte) e OGX-34 (prospecto Bom Jesus, município de Lima Campos), onde também foi encontrada acumulação de gás natural na região. Até 2013, a OGX Maranhão pretende perfurar 15 poços na Bacia do Parnaíba.

Com relação aos dois primeiros prospectos citados acima, a OGX Maranhão apresentou à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), declarações de comercialidade das acumulações descobertas nas duas áreas do bloco PN-T-68. A empresa solicitou à agência que a acumulação Califórnia receba a denominação de Campo de Gavião Azul e a acumulação Fazenda São José, de Campo de Gavião Real.

De acordo com informações da OGX, início da produção de gás natural na Bacia do Parnaíba está previsto para o segundo semestre de 2012. O projeto abrange duas acumulações no bloco PN-T-68, no qual detém 46,7% de participação, e deve atingir uma produção bruta de 5,7 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia (aproximadamente 200 milhões de pés cúbico/dia), ou cerca de 36 mil barris de óleo equivalente por dia (boepd) em 2013 (aproximadamente 15.000 boepd líquido para a participação da OGX). (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621