OGX vai perfurar poço exploratório de petróleo e gás na cidade de Bacabal

16-07-2011 09:18

 

Em expansão à campanha de sucesso obtida no bloco BT-PN-08, onde foi encontrada grande reserva de gás natural, a OGX Maranhão partirá agora para o segundo bloco (BT-PN-05) dos sete que opera na Bacia do Parnaíba (terrestre) em parceria com a Petra Energia S.A. A empresa recebeu licença prévia da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) para atividade de perfuração de poço exploratório de petróleo e gás no município de Bacabal.

De acordo com comunicado da OGX Maranhão relativo às atividades em Bacabal, a licença prévia emitida pela Sema com validade até 6 de julho de 2012 autoriza a empresa a perfurar poço exploratório na Fazenda Torrão, na área do bloco BT-PN-05.

Apesar de redirecionar suas atividades para outro bloco, a campanha exploratória da OGX no bloco BT-PN-08 terá continuidade, pois recentemente a empresa também recebeu licença prévia da Sema para perfurar poço exploratório no povoado Liberato, município de Santo Antonio dos Lopes. Nessa mesma região, no poço OGX-22, no prospecto Fazenda São José, foi encontrada acumulação de gás natural com potencial produtivo de até 3,4 milhões de m³ por dia.

Esta semana, a OGX anunciou a descoberta de indícios de gás no poço 3OGX46DMA do bloco PN-T-68, no prospecto Califórnia D, em Capinzal do Norte. O trabalho de perfuração está sendo realizado pela sonda QG-1, fornecida pela Queiroz Galvão, com capacidade para atingir poços de até 6.000 metros de profundidade.

Em paralelo a essa campanha exploratória em Capinzal do Norte, a OGX opera a sonda BCH-05, com capacidade para atingir até 3.500 metros de profundidade, na perfuração do poço OGX-38, no prospecto fazenda São José, em Santo Antonio dos Lopes.

Termelétricas – O gás natural a ser produzido pela OGX Maranhão será utilizado no parque industrial de geração de energia térmica que a MPX Parnaíba instalará em Santo Antonio dos Lopes. Na última terça-feira (12), a empresa recebeu licença ambiental para duplicar seu projeto, adicionando capacidade para mais 1.859 megawatts e totalizando agora 3.772 megawatts licenciados.

O complexo integrado de energia, que já possui Licença de Instalação para 1.863 MW, será construído em área próxima à produção de gás natural. "Com o documento, que atesta a viabilidade ambiental do empreendimento, a MPX duplica a potência do complexo da bacia do Parnaíba", informou a empresa em nota. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621