OGX compra 50% de mais um bloco na Bacia do Parnaíba

13-09-2011 09:37

A OGX Maranhão, empresa formada pela OGX e MPX, que já opera sete blocos na Bacia do Parnaíba (terrestre), onde já obteve sucesso com a descoberta de reserva gigantesca de gás natural, ampliou sua participação na região. A companhia do empresário Eike Batista adquiriu 50% do bloco exploratório terrestre PN-T-102, que pertencia ao consórcio formado pelas empresas Imetame Energia, DELP Engenharia Mecânica e Orteng Equipamentos e Sistemas.

A aquisição do bloco tem como contrapartida o pagamento ao consórcio do montante equivalente ao bônus de assinatura e gastos já incorridos, bem como levantamento de compromissos exploratórios.

Com a aquisição, que foi aprovada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o consórcio ficou com seguinte participação no bloco: Imetame Energia (16,67%), DELP Engenharia Mecânica (16,665%) e Orteng Equipamentos e Sistemas (16,665%), respectivamente.

Já a OGX Maranhão, com a operação, passa a deter participação em oito blocos exploratórios terrestres na Bacia do Parnaíba com área total superior a 24.500 quilômetros. As atividades no bloco no novo bloco devem começar nas próximas semanas com levantamento de dados sísmicos.

Dos oitos blocos operados na Bacia do Parnaíba, a OGX adquiriu 70% de participação nos sete que foram arrematados pela Petra Energia na 9ª Rodada de Licitações da ANP e agora 50% de bloco vencido pelo consórcio de empresas Imetam, Delp e Orteng, no mesmo leilão.

De acordo com Paulo Mendonça, diretor-geral e de exploração da OGX, a aquisição reflete o interesse da companhia em expandir atuação na Bacia do Parnaíba e reforça o posicionamento da empresa na região. “Essa aquisição reflete nosso interesse em expandir atuação na Bacia do Parnaíba após a perfuração de vários poços exploratórios bem-sucedidos e reforça nosso posicionamento na região com a possibilidade de sinergias com as descobertas que já estão sendo desenvolvidas”, comentou Paulo Mendonça.

Produção - Para o presidente da MPX, Eduardo Karrer, “essa operação reforça nossa já bem-sucedida estratégia de integração entre produção e exploração de gás natural e geração de energia, criando oportunidades adicionais para expandir nossa atuação na Bacia do Parnaíba, onde já obtivemos excelentes resultados exploratórios”.

Atualmente, a OGX Maranhão possui duas sondas de perfuração e duas equipes sísmicas que respondem por mais de 1.000 pessoas trabalhando na região. Além disso, já foi contratada a terceira sonda terrestre de perfuração e iniciado o primeiro poço produtor no Campo de Gavião Real que deverá entrar em operação no segundo semestre de 2012.

A empresa é responsável pela maior campanha exploratória privada em curso no Brasil, tendo investido mais de R$ 5 bilhões em suas atividades desde 2007. Nos últimos 20 meses, a companhia perfurou 52 poços nas bacias de Campos, Santos e Parnaíba, com taxa de sucesso superior a 90%. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621