OGX vira quinta maior empresa produtora nacional de petróleo

07-06-2012 08:04

 

Saída da Chevron elevou participação da empresa de Eike Batista no país.

Rio - A OGX passou a ser a quinta maior produtora brasileira de petróleo em abril, depois que a Chevron suspendeu sua produção no campo de Frade. Segundo dados divulgados ontem pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a companhia do empresário Eike Batista está atrás apenas de Petrobras, Shell, BP e Statoil.

A empresa americana havia pedido, em março, para suspender sua produção de cerca de 70 mil barris diários. À época, a Chevron disse que precisava avaliar melhor a região do campo de Frade. Em novembro do ano passado, um acidente envolvendo a companhia derramou pelo menos 2,4 mil barris de petróleo no campo, na bacia de Campos.

Apesar da posição conquistada, houve queda de produção da OGX em abril. A empresa, que é o braço petroleiro do grupo EBX, produziu 8,8 mil barris diários de petróleo - contra 10 mil em março. Foram produzidos 2,021 milhões de barris de petróleo no país em abril - recuo de 3,2% em relação ao mês anterior e de 1,5% na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Das 26 petrolíferas que produzem no Brasil, a Petrobras responde por 93,4% de toda a produção nacional (1,887 milhão de barris diários). Segundo a ANP, a queima de gás natural no país aumentou 26,7% se comparado a abril de 2011 e 0,7% ante o mês anterior, para 3,6 milhões de metros cúbicos. A bacia de Campos é responsável por 94,8% do volume queimado. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621