Operação no Vale Beijing começa a dar resultados

19-01-2012 09:02

A Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA) informou ontem que a operação de salvamento do navio Vale Beijing transcorre normalmente e a embarcação começa a se estabilizar. O cargueiro sofreu uma avaria nos tanques de lastro da popa enquanto carregava minério de ferro no Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM), no início de dezembro do ano passado. Com o acidente, a popa (traseira) da embarcação afundou mais do que a proa (frente), ocasionando risco de naufrágio. O desnível (derrabamento, no jargão marítimo) era calculado em 4 metros (m) e, atualmente, está em aproximadamente 2m.

O Vale Beijing está fundeado a 60 km da costa de São Luís, na Baía de São Marcos. A operação de remanejamento do minério de ferro nos porões teve início sábado (14). O porão 7, localizado próximo à área que sofreu rachaduras, continha 57 mil/t de minério na ocasião do acidente. Está previsto o remanejamento de 39 mil/t, já tendo sido transferidas 11 mil/t, de acordo com a Capitania dos Portos.

O próximo passo, assim que o navio estiver estabilizado, será realizar reparos de emergência nos tanques de lastro para que a embarcação possa ser rebocada para um porto, descarregada e, por fim, levada a um estaleiro para o conserto definitivo. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621