Operadores reclamam do projeto Porto Sem Papel

06-08-2011 09:30


SANTOS - Atrasos na liberação de navios, dificuldades para inserir dados no sistema e dúvidas. Essa tem sido a rotina dos agentes marítimos desde segunda-feira (1º), quando começou a funcionar efetivamente o projeto Porto Sem Papel (PSP), do Governo Federal, no Porto de Santos (SP). Com um plano de contingência já em execução, a expectativa das autoridades é de que, até o fim do mês, tenham sido solucionados os problemas para a operação do sistema, que agiliza a liberação das atracações e das operações dos navios no complexo marítimo. Os casos estão sendo resolvidos pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), que criou o projeto sob a supervisão da Secretaria de Portos (SEP).

Os problemas têm surgido, apesar de o PSP ter sido disponibilizado, para treinamento dos agentes e ajustes, meses antes de sua efetiva implantação. Agora, são percebidos erros em seu funcionamento. Um deles envolve a transmissão dos manifestos de carga (lista com informações sobre as mercadorias que serão embarcadas ou desembarcadas), afirmou o diretor-executivo do Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado de São Paulo (Sindamar), José Roque.

"O manifesto de cargas é o que mais tem nos preocupado, pois o sistema está sobrepondo um manifesto ao outro. O formato que está hoje não nos traz segurança. Não é satisfatório", afirmou Roque, que se reuniu na última quarta-feira com representantes do Serpro e da Federação Nacional das Agências de Navegação (Fenamar) para pedir correções no PSP.

Defesa - Após uma semana de implementação, a Secretaria de Portos (SEP) avalia como positivos os resultados do projeto Porto Sem Papel (PSP). O titular da pasta, Leônidas Cristino, afirmou que confia na eficiência do programa e que a experiência de portos internacionais mostra que a concretização total desse sistema necessita de um período maior para que o projeto apresente total eficiência, com resultados concretos em tempo e custo na operação.

Técnicos da SEP, que, por determinação do ministro, acompanharam de perto todos os trabalhos, ao longo desta última semana, estão fazendo as adequações necessárias, naturais em processos de mudanças. O ministro considera positiva a colaboração dos usuários do sistema nesta fase de transição e garante que o Serpro já está providenciando os ajustes para todos os problemas apontados, a fim de dinamizar e melhorar o sistema.

Mais

Segundo a SEP, essa semana, 100% dos navios que operaram em Santos foram informados e autorizados via PSP, conforme meta estabelecida pela secretaria. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621