Orion V3 é lançado com sucesso no CLA

07-12-2010 15:21

ALCÂNTARA- Como parte das atividades de preparação para o lançamento do foguete de médio porte VSB-30, previsto para acontecer sábado (11) no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), foi lançado, às 14h18 de ontem, o foguete de treinamento Orion V3. A atividade, que integra a Operação Maracati II, foi considerada um sucesso e confirmou as possibilidades para o lançamento do VSB-30 no sábado, missão que levará para testes em microgravidade experimentos científicos.

Com cerca de cinco metros de comprimento, o Orion atingiu o apogeu de 104km/s e teve uma trajetória de 316 segundos. Com a atividade, foi possível testar os sistemas de telemetria localizados no Centro de Lançamento de Alcântara, no município de Raposa, e também no Centro de Lançamento Barreira do Inferno, em Natal (RN), que participou do monitoramento das atividades. Também foi possível fazer a checagem de todos os radares, o que dará mais segurança para o lançamento do VSB-30, operação que tem necessidade da recuperação da carga útil para comprovar a validade dos experimentos que serão testados no espaço.

Inicialmente, as atividades realizadas ontem seriam apenas uma cronologia simulada com possibilidade de lançamento por causa das boas condições meteorológicas. Como todos os procedimentos da cronologia foram bem-sucedidos, o lançamento foi confirmado. A operação de ontem foi orçada em R$180 mil e trata-se de uma parceria entre a Agência Espacial Brasileira e a Agência Espacial Alemã.

“Nós tínhamos marcado a data oficial de lançamento para esta terça-feira [hoje], mas percebemos que na cronologia simulada prevista para hoje [ontem], tínhamos possibilidades reais de lançamentos e isso foi confirmado”, explicou o comandante da Operação Maracati II, coronel Eudy Carvalhaes da Costa e Silva, acrescentando que, com o lançamento do Orion, as equipes terão mais tempo para se dedicar aos critérios estabelecidos para o VSB-30. “O VSB-30 é mais trabalhoso, a cronologia simulada dele demora cerca de 10 horas para testar todos os equipamentos e, por isso, é necessário uma série de cuidados para que o lançamento seja um sucesso”, disse.

VSB-30 - Na segunda parte da Operação Maracati II, prevista para sábado, o foguete VSB-30, desenvolvido por técnicos brasileiros e que integra o programa de Microgravidade da AEB, vai levar para testes cerca de 10 experimentos desenvolvidos por universidades, institutos de pesquisas e alunos do ensino fundamental que fazem parte dos programas desenvolvidos nas escolas pela AEB.

Grande parte dos experimentos são ligados às áreas de tecnologia, biologia e alguns diretamente relacionados ao desenvolvimento de sistemas para atividades espaciais. De todos que serão lançados, apenas um não necessita da recuperação da carga útil para a obtenção dos dados da pesquisa, por causa disso, há uma grande preocupação das equipes responsáveis pelo resgate da carga útil que cairá com um sistema de pára-quedas permitindo assim um maior tempo de flutuação em alto mar e será recuperada por uma equipe composta por um navio e dois helicópteros.

“A carga cairá com um sistema de pára-quedas que é maior e isso permite que a queda seja mais lenta e o resgate tem equipes da Aeronáutica e suporte da Marinha do Brasil”, contou o coordenador de operações de resgate, tenente-coronel Lincoln Silva Senra.

Caso não seja lançado no sábado, por causa de condições meteorológicas, a campanha tem até o dia 15 deste mês para conseguir efetuar o lançamento, mas, segundo o coordenador-geral da campanha, coronel Eudy Carvalhaes, existem grandes possibilidades de que a atividade seja realizada no sábado. “Há muitas possibilidades, mas é claro que dependemos de condições de velocidade e direção dos ventos, e essas condições só serão avaliadas no dia da primeira tentativa”, observou.

Saiba mais

- Em operação desde 2004, o VSB-30 encontra-se em fase de qualificação, com fins de exportação para ser utilizado em programas espaciais europeus. Orçado em R$ 1 milhão, o foguete possui 12,7 metros e atinge um apogeu de 250 km/s, ele integra uma família de foguetes lançadores que realizam testes em microgravidade.

- Esse será o décimo lançamento do VSB-30 e o segundo realizado no Brasil. Os demais lançamentos aconteceram na Base de Esrange, na Suécia, todos considerados bem-sucedidos. O único lançamento no Brasil aconteceu em julho de 2007, no CLA. Na ocasião, o foguete também transportou experimentos científicos, mas a carga útil não foi recuperada e apenas parte dos experimentos tiveram resultados obtidos.

(O Estado do Maranhão; ed:17.647; Primeiro Caderno; Geral - pág. 03)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621