Paço do Lumiar terá cursos na área de construção civil para refinaria

27-03-2011 09:15

 

O município de Paço do Lumiar é mais um contemplado com os cursos na área de construção civil, promovidos pelo Ministério do Trabalho (MTE) e o Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo (Prominp), para atender à demanda de mão-de-obra na primeira fase de instalação da refinaria Premium I, da Petrobras, em Bacabeira, distante 46 km de São Luís.

A inclusão foi anunciada durante reunião realizada em Paço do Lumiar, na quinta-feira (24), que contou com a participação do secretário de Estado de Trabalho e Economia Solidária ( Setres), José Antônio Heluy; dos secretários municipais de Desenvolvimento Social, Augustus Gomes, e de Orçamento e Gestão, Eduardo Castelo Branco e, ainda, o chefe de Gabinete da Prefeitura, Thiago Aroso, representando a prefeita Bia Venâncio.

Inicialmente, o histograma dos cursos foi planejado para os municípios de Bacabeira, Rosário, Santa Rita e São Luís, se estendendo a Morros e Icatu. Para São Luís, foi negociada a inclusão de outros municípios da Ilha, considerando a integração da Região Metropolitana. A solicitação foi feita pela Secretaria de Trabalho e Economia Solidária (Setres) prontamente atendida pelo MTE.

Com o devido entendimento em Paço do Lumiar, o projeto foi apresentado pela entidade executora dos cursos, a convite da Setres, que tem buscado parcerias nos municípios metropolitanos para a qualificação de trabalhadores maranhenses. "Temos trabalhado essa aliança com as prefeituras da Ilha para garantir que a capacitação profissional de nossos cidadãos seja mais efetiva e que chegue a todos que precisam", comentou José Antônio.

Paço do Lumiar - Essa não é a primeira parceria da Secretaria de Trabalho com Paço do Lumiar, que já recebe cursos de qualificação promovidos em convênio do Governo do Estado com o Governo Federal. Cinco turmas de pedreiro e eletricista já foram formadas no município - algumas ainda em andamento - que contaram com o apoio logístico e institucional da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

O secretário Augustus Gomes ressaltou a importância social da qualificação profissional como transformadora da comunidade. "Nós temos investido nessa idéia e a Secretaria de Orçamento e Gestão começa a estudar a possibilidade de implantação de uma Agência de Trabalho do Sine em Paço do Lumiar, numa iniciativa mais ousada, mas fundamental para nossa cidade", declarou Gomes.

Turmas - Para o Projeto Petróleo e Gás, estão programadas 56 turmas para construção civil no município, com previsão de início dos cursos para pedreiro e armador ainda neste semestre, devendo incluir posteriormente cursos de carpinteiro e pintor predial.

Mais

Segundo José Antônio Heluy, a meta da Setres agora é incluir o município de São José de Ribamar no projeto para a refinaria. "Queremos abrir todas as portas para nossos trabalhadores", destacou o secretário.

 

(Fonte: O Estado do Maranhão, Ed. 17.757, Geral – pág. 05)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621