PAC atrairá R$ 30 bilhões privados para os portos

23-08-2011 09:50

BRASÍLIA - Os investimentos públicos da ordem de R$ 5,5 bilhões no setor portuário nos próximos anos atrairão cerca de R$ 30 bilhões de aportes privados no segmento. Para o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Fernando Fialho, esse capital só será aplicado no setor a partir da melhoria nos portos e acessos aos terminais.

Fialho citou alguns investimentos como o da Vale, que investe US$ 4,5 bilhão - cerca de

R$ 6 bilhões - para ampliar a capacidade de exportação no Terminal Portuário Ponta da Madeira (TPPM), no Maranhão, saltando de 90 milhões de toneladas para 230 milhões de toneladas. Em São Paulo, ele estima que sejam investidos aproximadamente R$ 7 bilhões, incluindo o Porto de Santos (SP) e projetos já aprovados de granéis líquidos.

"O que move a economia é a iniciativa privada. O governo deve ter o papel de indutor desse processo, dando condições de financiamento, infraestrutura básica e condições de regulação de mercado e segurança jurídica", analisou Fialho, que participou, sexta-feira, do Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex), no Rio de Janeiro (RJ). Os R$ 5,5 bilhões da segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) devem ser investidos nos próximos quatro anos.

Fialho ressaltou ainda que a melhor gestão da parte operacional contribuirá para redução do tráfego portuário, sem novas construções. "Ainda temos bastante para investir e avançar em produtividade mexendo nos tempos de liberação das cargas, para trazer mais investimentos para que os terminais tenham mais eficiência da movimentação de contêineres por hora", disse.

Evento - Fernando Fialho participou do Painel V do Enaex, que tinha como tema: O Sistema de Transportes e Logística de Comércio Exterior - Gargalos e Soluções.

Durante sua palestra, o diretor-geral da Antaq destacou que a movimentação portuária chegou a 833 milhões de toneladas. Fernando Fialho informou também que, no primeiro trimestre de 2011, houve um aumento da movimentação portuária de 7,7% em relação ao mesmo período de 2010. No segundo trimestre de 2011, foi registrado também um incremento no transporte de produtos: de 6,7% em relação ao mesmo período de 2010. Houve crescimento também na movimentação de contêineres.

De acordo com Fialho, investir no setor portuário é fundamental para contribuir com a corrente de comércio exterior do país. "O Porto do Itaqui, por exemplo, é fundamental para as importações e exportações brasileiras, devido à sua posição estratégica. Desenvolver o porto é um fator que contribui para o Maranhão e para o Brasil, além de gerar mais renda e mais empregos para o estado e para o país", destacou.

O diretor-geral da Antaq ressaltou, ainda, novas soluções para melhorar o sistema portuário, visando a demandas futuras. Entre elas estão: menor emprego de recursos públicos; maior envolvimento da iniciativa privada; concessão de novos portos; novos arrendamentos; e novo modelo de administração de portos.

"É preciso ter um aprimoramento da gestão portuária, valorização da multimodalidade, defesa do uso múltiplo das águas como ação em favor do desenvolvimento econômico, social e ambiental e realização dos investimentos previstos no PNLT", citou Fialho, referindo-se ao Plano Nacional de Logística e Transportes (PNLP). (Fonte: O Estado do Maranhão)

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