Papel da engenharia é discutido durante congresso em São Luís

01-08-2012 09:49

Diversos assuntos serão abordados durante o evento, como a implantação da Refinaria Premium da Petrobras.

Discutir a infraestrutura portuária, ferroviária e de rodovias. Essa é uma das metas do VII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica (Conem), aberto em solenidade realizada na noite de ontem, em São Luís, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana. Durante a solenidade oficial, foram apresentados os principais temas que serão abordados até sexta-feira (3) - dia de encerramento do evento-, entre eles, a implantação da Refinaria Premium, da Petrobras, no município de Bacabeira, e a melhoria nos serviços de escoamento da produção pelo Porto do Itaqui.

De acordo com o vice-presidente da Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM), Júlio César Passos, é necessário discutir os recentes investimentos feitos no Maranhão relacionados com a formação de mão de obra especializada. “Os engenheiros, em geral, estão envolvidos com grandes obras e investimentos. Na Refinaria Premium, por exemplo, pessoas formadas em engenharia estão atuando no projeto de construção da nova unidade da Petrobras, aqui no Maranhão. É importante um evento em caráter nacional, como é a reunião promovida pela ABCM, para evidenciar a formação de profissionais locais, seja via Universidade Estadual do Maranhão (Uema) ou Instituto Federal do Maranhão (IFMA). São essas pessoas que irão atuar nos grandes empreendimentos do estado”, afirmou.

Para a diretora-executiva da ABCM, Maria Laura Martins Costa, além de discutir a formação de mão de obra local para atuar nas grandes obras do estado, é fundamental abordar outros aspectos. “Durante os dias de evento, iremos abordar questões como valorização salarial dos engenheiros e oferta desses profissionais para atender às necessidades do mercado”, disse.

O representante da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Fábio Figueiredo, reafirmou as ações de modernização feitas no Porto do Itaqui. “Pelo plano de negócios da Emap, este ano serão movimentadoas 15,3 milhões de toneladas de carga no porto maranhense. Seguindo uma linha ascendente, a estimativa para 2016 é movimentar 27 milhões de toneladas, quando estará, em pleno funcionamento, o píer petroleiro 108”, disse Figueiredo. Ele também aproveitou a oportunidade para parabenizar os organizadores do evento. “ Essa reunião significa uma oportunidade única para que representantes nacionais divulguem as necessidades de uma classe profissional que atua, diretamente, no desenvolvimento das atividades portuárias do estado”, finalizou.

Programação – Na tarde de onte, os professores Antônio Marcos Gonçalves de Lima (UFU/FEMEC) e Domingos Alves Rade (UFU/FEMEC) ministraram os cursos Controle de Vibrações Utilizando Materiais Viscoelásticos e Introdução aos Detritos Espaciais, este último com o professor Marcelo Lopes (Inpe).

Evento

O Conem é um evento realizado pela Associação Brasileira de Engenharia e Ciências Mecânicas (ABCM) a cada dois anos, constituindo-se como fórum brasileiro de discussão e apresentação, difusão de pesquisa, conhecimento da engenharia e ciências mecânicas. Ao longo dos anos, o evento vem ganhando destaque no cenário científico nacional e se firmando como um evento de grande relevância para o desenvolvimento tecnológico e econômico do Maranhão e do Brasil, abrangendo todas as áreas correlacionadas com a Engenharia Mecânica. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621