Para Lobão, setor mineral deve ser tratado como decisivo para o crescimento do país

02-10-2011 10:18

Brasília - O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, destacou durante a solenidade de posse da nova diretoria do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) - cujo presidente, Manoel Barreto, foi reconduzido ao cargo - a importância do setor mineral para o país. Segundo Lobão, o setor mineral deve ser tratado como decisivo diante do crescimento da economia e da população brasileira e destacou o acelerado crescimento do setor no atual governo. A solenidade, em Brasília, teve a presença do diretor da Gestão de Títulos Minerários do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), o maranhense Jomar Feitosa.

Edison Lobão ressaltou que desde que se tornou ministro de Minas e Energia pela primeira vez, em 2008, teve a percepção da importância do setor para o desenvolvimento sustentável do Brasil, criando uma proposta que foi enviada ao Congresso de um novo marco regulatório do setor.

“Aí estão nossas exportações gerando superávits sucessivos e cada vez maiores”, disse Lobão, que também acentuou que poucos são os países com a riqueza mineral do Brasil. “Não vamos gastá-la inutilmente. Vamos usar essa riqueza em benefício de todos e do melhor modo possível. Agora com a nomeação dos diretores, vamos avançar defendendo os melhores e mais legítimos interesses do povo brasileiro", afirmou.

O ministro destacou que o Governo Federal considera a CPRM de extrema importância para o país na geração do conhecimento geológico e recursos minerais, citando como exemplos as pesquisas voltadas para os minerais “terras raras” e os recursos minerais do fundo oceânico. Ele se refere aos trabalhos desenvolvidos pela empresa em pesquisas na plataforma continental e em águas internacionais. “A CPRM, além de difundir conhecimento geológico e hidrológico no Brasil, é também de grande importância para o povo e o estado”, disse Lobão.

Maranhão presente - O diretor da Gestão de Títulos Minerários do DNPM, Jomar Feitosa, falou de sua satisfação em presenciar um ato de importante valorização para o setor mineral do país, destacando a recondução de Manoel Barreto à presidência da CPRM, reconhecido como grande cientista da área. Também ressaltou a nomeação de Thales de Queiroz, “que com sua experiência na área de Hidrologia e Gestão Territorial contribuirá para um imenso desenvolvimento no mapeamento geológico do país”.

Na opinião de Jomar Feitosa, o ápice das oportunidades que possibilitarão ao Maranhão ser incluído nas ações da CPRM é confirmado com a posse de Antonio Carlos Bacelar na Direção das Relações Institucionais e Desenvolvimento do órgão. “Isso acontecerá não só pelo fato do conhecimento que lhe cabe, mas por ter sido um dos primeiros dirigentes do DNPM no Maranhão. É mais um maranhense que com afinco usará sua voz como eco de realizações ao desenvolvimento dos recursos minerais no Maranhão”, afirmou.

Jomar Feitosa lembrou que, quando ainda superintendente do DNPM no Maranhão, já manifestava ao ministro Edison Lobão a necessidade de implantar um escritório regional da CPRM em São Luis. “Chegamos a oferecer espaço físico na nossa nova sede, pois havia a vontade de quebrar barreiras, entre as quais a elaboração do Mapa Geológico do Maranhão, onde poderá ser comprovado o potencial de recursos minerais existentes em nosso solo, além de possibilitar novas pesquisas minerais e a vinda de novos empreendedores ao estado”, informou.

De acordo com Jomar Feitosa, um escritório da CPMR no Maranhão favorecerá a geração de emprego e renda no estado, que estará preparado para a absorção de grandes empreendimentos. “Isso tudo significa auto sustentabilidade de um setor que hoje tem sido valorizado pelas ações do Ministério de Minas e Energia, na gestão do ministro Edison Lobão”, declarou.

Convidados - A solenidade de posse no Ministério das Minas e Energia teve ainda a presença de diretores do DNPM; do secretário-executivo do Ministério, Márcio Zimmermann; do secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Claudio Scliar; do diretor-presidente da CPRM, Manoel Barreto, entre outros convidados.

Tomaram posse os diretores de Relações Institucionais e Desenvolvimento, Antônio Carlos Bacelar Nunes; de Geologia e Recursos Minerais, Roberto Ventura Santos, e de Hidrologia e Gestão Territorial, Thales de Queiroz Sampaio. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, também reconduziu ao cargo de Administração e Finanças Eduardo Santa Helena. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621