Para executivos da MPX e Vale, o programa eleva oportunidades de emprego

15-05-2011 15:58

 

Para o diretor de Implantação e Operação da MPX Energia e diretor-presidente da Usina Termelétrica de Parnaíba, Marcus Temke, a decisão do governo em criar o programa é uma iniciativa muito importante para aumentar as oportunidades para a população do Maranhão. “O estado registra importantes investimentos, que vão gerar muitos empregos. Com a população qualificada, as empresas poderão absorver essa mão de obra, gerando renda para todos”, avaliou o diretor, afirmando que a MPX apóia o programa e reforça que a educação profissional contribui para o aumento das condições de empregabilidade dos trabalhadores.

Ao enfatizar a participação da empresa no programa, Marcus Temke lembra que a MPX está concluindo uma usina termelétrica em São Luís e já tem licença ambiental para construir um complexo de geração no município de Santo Antônio dos Lopes, que empregará mais de 1.000 pessoas, em sua fase de construção.

É premissa da empresa, segundo ele, priorizar a mão de obra local. Dessa forma, além da iniciativa do governo, a MPX investe em qualificação. “Santo Antônio dos Lopes, onde vamos implantar outra usina termelétrica, está contemplado no Programa Maranhão profissional. Nesses dois projetos no Maranhão, a empresa irá qualificar 1.100 pessoas, sendo 600 pela MPX Itaqui e 500 pela MPX Parnaíba”, informou.

O executivo ressalta ainda que programa será fundamental para garantir uma participação relevante de trabalhadores maranhenses nas obras desenvolvidas pela MPX. “Com a qualificação, teremos um desenvolvimento bastante relevante na região onde os empreendimentos vão se instalar”, avaliou Temke.

Investimento - A Vale, que atualmente investe cerca de R$ 12,5 bilhões em expansão do Sistema Norte de logística, é uma das empresas que participaram da elaboração do programa, disponibilizando técnicos e informações sobre sua demanda por profissionais qualificados nos próximos quatro anos.

“A perspectiva de crescimento da Vale no Maranhão está aliada à necessidade de profissionais qualificados, tanto no processo de implantação quanto para a operação destes novos projetos. Desta forma, o Maranhão Profissional contribuirá significativamente para a melhoria da educação básica, formação e oferta de profissionais qualificados em várias regiões do estado, onde a empresa atua”, explicou a gerente de Educação Regional Maranhão, Cristina Freire, ao falar de como o programa pode ajudar a empresa.

O Maranhão Profissional, na avaliação de Cristina Freire, é um programa ambicioso e imprescindível para o desenvolvimento do Maranhão, pois abrange várias frentes de trabalho, desde a formação de professores até a oferta de cursos técnicos, em várias regiões do estado. A Vale, segundo a gerente, coloca-se à disposição para apoiar a implementação do Programa, disponibilizando inclusive consultoria especializada.

“A Vale espera que o Maranhão Profissional contribua substancialmente para a melhoria da educação formal e profissional, assim como aumente a oferta de profissionais qualificados, proporcionando aos maranhenses uma participação efetiva no desenvolvimento do estado e melhoria de qualidade de vida”, observou.

Para o presidente da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez, o Programa Maranhão Profissional vem materializar parte da preocupação e do esforço conjunto do Governo, da federação, instituições de ensino, indústrias e sociedade civil, no sentido de viabilizar a inclusão do maranhense neste processo de desenvolvimento que se vislumbra para o estado.

“Cada um aplicando suas melhores práticas, com o objetivo de oportunizar a competência necessária para que os maranhenses possam ser inseridos no mercado e, assim, para que as nossas empresas se tornem mais competitivas”, observou.

Prestação de serviços exige qualificação

Segmento que mais cresceu e empregou no país deve ter atenção neste momento de implantação de grandes empreendimentos

Que o Maranhão está crescendo, ninguém duvida. São muitos os investimentos anunciados – alguns, inclusive, já estão sendo instalados no estado. No entanto, para que a expansão econômica seja consolidada, é necessária atenção especial na prestação de serviços, seja por empresas ou profissionais especializados.

“O Maranhão é considerado a bola da vez para os investidores nacionais e até internacionais. As empresas que estão chegando ao estado são acostumadas com o alto padrão de atendimento na prestação de serviços. Tanto as micro quanto as grandes empresas locais, assim como os profissionais maranhenses, precisam estar atentos a esse fato, caso contrário vão perder grandes oportunidades de negócios”, alerta Paula Waldira Bastos Ferreira, da equipe técnica do Sebrae Maranhão.

Ela lembra que em 2010, o setor de serviços foi o que mais cresceu no país – cerca de 52%, seguido de transportes/serviços públicos e comércio, com 44%. E mais: serviço foi o segmento que mais empregou no ano passado, liderando a geração de postos de trabalho com carteira assinada.

“Por conta disso, é imprescindível para quem trabalha com prestação de serviços a busca de um diferencial no mercado. E não se consegue isso sem capacitação, sem preparo, sem conhecimento, principalmente nesse novo cenário que já sinaliza para o Maranhão”, destaca Paula Waldira.

Em busca desse diferencial para acompanhar a expansão econômica e o aumento da geração de emprego e renda nos próximos anos, algumas empresas passaram a investir em setores específicos e em qualificação de seus colaboradores, com cursos técnicos, faculdades, capacitação em serviços e negócios de modo geral. Outra curiosidade: começaram a perceber a importância do marketing na construção de sua imagem no mercado.

Encontro – Para tratar questões como o desenvolvimento econômico do Maranhão nos próximos cinco anos, a importância da qualificação na prestação de serviços aliado às ferramentas do Marketing, a PDCA Qualificação e Treinamentos, que desenvolve projetos nessa área, vai realizar no dia 9 de junho, em São Luís, I Encontro Maranhense de Marketing e Comunicação. A palestra magna do evento será proferida por Marcos Cobra, o maior guru do Marketing do Brasil.

“Visamos uma necessidade de discutir o Marketing como ferramenta fundamental para o planejamento das empresas, entidades e órgãos que participarão do processo de desenvolvimento do estado”, destacou o empresário Wallace Ferreira, sócio da PDCA, acrescentando que a idéia do encontro surgiu em 2010, quando perceberam a necessidade de eventos corporativos que discutissem essa temática diante dos novos cenários vislumbrados para o Maranhão. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621