Para turismo de negócios

01-07-2012 10:26

Bacebeira terá maior empreendimento hoteleiro do estado. Estabelecimento foi garantido após anúncio da Refinaria Premium I.

Construído numa área de 10.000 m2, o Hotel Premium, em Bacabeira, deve ser o maior meio de hospedagem do estado. Com proposta de atender à demanda da Refinaria Premium I e de outras empresas relacionadas ao negócio, o hotel contará com 246 apartamentos, restaurante, sala de reunião, estacionamento, além de sala de jogos e fitness center.

Com o objetivo de investir no Maranhão, a Bacabeira Empreendimentos S.A é pioneira a apostar no setor hoteleiro do município. A empresa é responsável pelo primeiro hotel voltado para o turismo de negócios da cidade. A instalação de empreendimentos hoteleiros na região é uma demanda tanto de empresas como de colaboradores em serviço nas cidades e proximidades.

Segundo Adalberto Prates Jr, presidente da Bacabeira Empreendimentos S.A, o empreendimento está sendo construído para atender um público, que possui escolaridade superior, poder aquisitivo elevado, exige praticidade, comodidades, atendimento e equipamentos de qualidade, representa organizações e empresas, realiza gastos elevados em comparação a outros segmentos e tem uma permanência média de quatro dias (doméstico) e de oito dias (internacional). “O hotel segue a tendência da hotelaria moderna para atender um público exigente, que é o turista de negócios” afirma Adalberto Prates Jr.

Segundo Bruna Lopes, colaboradora de uma prestadora de serviços de uma multinacional com atividade na região, o deslocamento entre a cidade e São Luís é um gasto tanto para a empresa, que além da hospedagem na capital, onera com transporte diariamente, quanto para o colaborador que dispensa mais energia. “Eu vejo que a instalação de um hotel nessa localidade vai trazer mais facilidades para o desenvolvimento do trabalho”, declara.

Entre os principais motivos dos novos negócios na cidade é a instalação da Refinaria Premium I da Petrobras. Somente no empreendimento serão investidos cerca de US$ 20 bilhões, que será o quinto maior do mundo no gênero e maior do Brasil.

Anunciada ano passado pela Aurizônia Empreendimentos, e a mineradora Vale, a construção do Porto de Bacabeira, que terá quatro píeres e será construída na foz do Rio Mearim, também deve contribuir para a vinda de empreendedores interessados em desbravar a região e nela gerar novas oportunidades de negócios. O Terminal Portuário do Mearim será utilizado para escoar a produção de fertilizantes, minério de ferro e outros granéis, pela Vale, e os produtos siderúrgicos da Usina Siderúrgica do Mearim, que prevê a fabricação de 10 milhões de placas de aço e ferro por ano. A previsão é de que a Usina Siderúrgica comece a operar em 2020. O Terminal Portuário do Mearim está a serviço da Refinaria Premium I.

Os novos negócios que estão sendo instalados em Bacabeira fez com que o movimento do turismo de negócios também alavancasse. Porém, o crescimento da atividade evidenciou o déficit em meios de hospedagem para esse público de negócios nessa região que não tem hábito de acolher turistas.

Atrativo

Nos últimos anos, o Maranhão tem se tornado um grande polo atrativo de negócios. Se antes o estado era conhecido nacionalmente pelo patrimônio histórico, cultural e arquitetônico, pela representatividade política, por ter em seu território o Parque Nacional dos Lençóis, pelo bumba meu boi, pela produção agrícola e pecuária, hoje o Maranhão é apontado como estado de forte potencial para atrair investimentos de diversos setores da economia.

Localizado no Nordeste, apesar de já oferecer algumas citações do IBGE como Norte, o Maranhão possui um conjunto de características que lhe garantem um caráter de exclusividade. Entre elas estão as condições naturais como terras e água em abundância e localização geográfica privilegiada. Somado a isso, o estado tem a infraestrutura de portos interligados a ferrovias e rodovias, como os portos do Itaqui e Ponta da Madeira, em São Luís. Bem próximo à capital maranhense está o município de Bacabeira, que está despontando como polo industrial, seguindo a tendência da cidade vizinha Rosário, e atraindo investimentos para a região, que até então tinha como principal atividade econômica a agricultura. (Fonte: O Imparcial)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621