Parceria entre SSP e MPX vai construir posto da PM

08-01-2012 10:15

Vila Nova Canaã, em Paço do Lumiar, ganhará um pelotão do 6º Batalhão da Polícia Militar, melhorando, assim, a segurança na região

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a UTE Porto do Itaqui, empresa que pertence ao Grupo EBX, assinaram na sexta-feira um convênio para o desenvolvimento conjunto de ações e serviços de segurança em Paço do Lumiar. Entre as atividades da parceria está prevista a construção de um pelotão do 6º Batalhão da Polícia Militar, que funcionará na Vila Nova Canaã. O terreno e o prédio estão sendo doados pela empresa.

"A população será a maior beneficiada com esta parceria. É uma iniciativa bastante válida para o Sistema de Segurança", disse o secretário de Segurança, Aluisio Mendes, destacando, ainda, a importância da participação das comunidades na busca de soluções para as questões de segurança. O secretário ressaltou que a parceria com o grupo trará muitos benefícios e um maior suporte nas ações de segurança que estão sendo desenvolvidas pelo governo na Região Metropolitana de São Luís.

"Sabemos da importância desses investimentos que estão chegando ao Maranhão. Por isso é imprescindível que tenhamos essa interlocução com a iniciativa privada a fim de melhorarmos cada vez mais a oferta dos nossos serviços, garantindo segurança e tranquilidade à população", disse Mendes.

Doação - Para Edio José Rodenheber, diretor presidente da MPX Itaqui, a doação representa um compromisso do grupo com o estado, em especial para a região de Paço do Lumiar, no que diz respeito à segurança da população que reside no entorno daquela área. "Essa é a primeira de outras ações conjuntas que pretendemos programar com a segurança pública do Maranhão", destacou.

A UTE Porto do Itaqui está implantando uma usina termelétrica movida a carvão mineral, localizada no Distrito Industrial de São Luís. A previsão de início de operação é para 2012. Na obra, estão sendo investidos R$ 1,8 bilhão. A usina tem capacidade para gerar 360 MW de energia, o equivalente para abastecer, em média, 65% do consumo doméstico e comercial do Maranhão. Com 500 mil m² de área, o empreendimento está localizado a 5 km do Porto de Itaqui, por onde chegará o carvão mineral.

Pelotão - O terreno fica situado no bairro Nova Canaã, no município de Paço do Lumiar, e foi escolhido a partir de um estudo prévio por ser uma região em expansão, que passará a ter a presença permanente da polícia. O prédio vai ocupar uma área de 750 metros quadrados e terá estrutura funcional com salas, dois quartos para alojamentos com banheiro, recepção com dois banheiros, área de serviço, refeitório, almoxarifado e pátio.

"O novo batalhão vai cuidar da questão de segurança pública e aproximar ainda mais a comunidade e a polícia. Nossa ideia é também oferecer atividades, cursos e seminários que beneficiem os moradores e os próprios policiais", enfatizou Aluisio Mendes. O comandante-geral da PMMA, coronel Franklin Pacheco, afirmou que o pelotão vai funcionar 24 horas por dia com um efetivo policial adequado para atender toda a população que reside naquela área.

"Vamos traçar um planejamento de ações de patrulhamento com operações preventivas e ostensivas na região”, informou Franklin Pacheco.

Mais

A solenidade de assinatura do convênio contou com as presenças do secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes; do secretário adjunto de Inteligência e Assuntos Estratégicos, Laércio Costa; do comandante-geral da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), Franklin Pacheco; do diretor-presidente da MPX Itaqui, Edio José Rodenheber; do assessor especial da SSP, delegado Daniel Brandão; além de representantes da empresa. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621