Pavimentação urbana é tema de reunião em SL

16-06-2012 09:35

Evento será realizado pela Associação Brasileira de Pavimentação, com apoio da Fiema, Sincopem, Uema e Governo do Estado.

Debates sobre os desafios da infraestrutura viária no Brasil e as novidades sobre processos, produtos, tecnologias e equipamentos no setor de pavimentação serão as principais pautas da 18ª Reunião de Pavimentação Urbana (RPU), que acontece no período de 18 a 20 deste mês, na Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), em São Luís.

O evento reunirá mais de 300 participantes de todo o país e palestrantes de instituições nacionais na discussão de temas diversos, que vão desde soluções para drenagem de ruas e diretrizes para a construção de ciclovias até alternativas sustentáveis de pavimentação, com aproveitamento de resíduos da construção civil.

O evento inclui ainda uma exposição de equipamentos de última geração, trazidos por empresas locais e de outros estados, que atuam na comercialização desse tipo de tecnologia para o setor de pavimentação.

A realização do evento é da Associação Brasileira de Pavimentação (ABPv), com apoio da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado do Maranhão (Sincopem), Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e Governo do Estado.

"A 18ª RPU é mais um fórum de discussão de pesquisas e de projetos em desenvolvimento na área de pavimentação e que oferece aos participantes a oportunidade de atualização", diz o presidente da ABPv, José Pedro dos Santos Vieira Costa.

Uma das prerrogativas defendidas pela instituição é a interação de toda a cadeia dos setores diretos, indiretos e agregados à área de pavimentação.

Importantes - Para o presidente do Sincopem e do Conselho Temático de Infraestrutura e Obras da Fiema, José Ribamar Barbosa Bello, as discussões são muito importantes para o Maranhão. “Elas focam no desenvolvimento socioeconômico do estado, em benefício da população e da sustentação dos negócios em expansão, visto que vias de escoamento da produção e do bom fluxo do tráfego urbano afetam toda a sociedade", afirma.

Ainda de acordo com Zeca Bello, o Maranhão vive um momento propício para a realização de eventos e discussões nesse segmento, especialmente considerando o aniversário de 400 anos da cidade e a vinda de novos negócios para o estado.

Para ele, a instalação de empreendimentos no Maranhão demandará tráfego pesado em vários trechos da malha rodoviária do estado, uma das maiores do Nordeste. Como os novos negócios estão inseridos não só na capital, mas em diferentes municípios maranhenses, o cenário sugere oportunidades de negócios no setor de pavimentação, especialmente para empresas construtoras, consultoras e fabricantes de materiais, equipamentos e produtos. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621