PDF gerou R$ 15 bilhões em contratos para empresas maranhenses

26-05-2012 08:39

 

Gerido pela Fiema, Sedinc e as mantenedoras Vale, Alumar, MPX, Renosa, Ceste e Cemar, o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores é também apoiado por 16 empresas locais.

 

Durante os 12 anos do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF), comemorado na última quinta-feira (24), no Hotel Luzeiros, cerca de R$ 15 bilhões de reais em bens e serviços foram contratados de empresas genuinamente maranhenses apenas pelas seis empresas mantenedoras do Programa – Vale, Alumar, MPX, Ceste, Cemar e Renosa.

A informação foi divulgada pelos gestores do PDF – Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Sedinc) e mantenedores – aos mais de 150 empresários que participaram do 3º Seminário de Melhores Práticas.

O evento, programado para comemorar os 12 anos do PDF e os 10 anos do Programa de Certificação de Empresas (Procem), teve a presença do vice-governador do Estado, Washington Luís, do presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves, do secretário de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo e do presidente do Conselho Gestor do PDF e representante da Vale, Dorgival Pereira.

Na ocasião, oito empresas locais foram certificadas na sétima versão do Procem, ação do PDF que capacita empresas maranhenses em qualidade e produtividade; saúde, segurança no trabalho e meio ambiente; gestão contábil, tributária e trabalhista e responsabilidade social. Ao participar do Procem, as empresas tem a oportunidade de adequar seus procedimentos às exigências do mercado atual, tornando-se, assim, mais competitivas e capazes de fornecer produtos e serviços com qualidade aos empreendimentos de grande porte instalados no Maranhão, considerados potenciais compradores das empresas locais.

Para mostrar a aplicabilidade do Procem nas empresas, um case de sucesso foi exibido pela recertificada no Programa, Selava Lavanderia Ltda., que organiza, anualmente, um campeonato interno com gincana, jogos de perguntas e respostas, provas e apresentações teatrais, para disseminar os procedimentos dentro da empresa.

“O campeonato foi a forma que encontramos de facilitar a compreensão a apreensão dos procedimentos do Procem pelos nossos funcionários. Todos os nossos 80 trabalhadores são envolvidos nas atividades”, contou Mivaldo Alves de Oliveira Júnior, diretor comercial da empresa.

Atualmente, 739 empresas participam do PDF e 120 empresas locais foram certificadas ou estão em certificação no Procem nos últimos dez anos.

De acordo com o presidente da Fiema, a instituição está trabalhando na regionalização do Programa, a fim de ampliar o leque de oportunidades de negócios às empresas locais, também fora da capital.

“Quando recebemos a tarefa de tocar o Procem, em compartilhamento com o governo do Estado, existiam seis grupos de certificação formados. Hoje, já formamos mais quatro em São Luís e Imperatriz e estamos em processo de formação de mais dois, um deles em Açailândia”, disse Edilson Baldez em seu discurso.

O vice-governador, Washington Luís, destacou a parceria público-privada para elevação da competitividade das empresas e o compromisso do governo do Estado com a formação de mão de obra local.

“Nosso governo tem um claro entendimento de que é necessário investir na qualificação e profissionalização da nossa gente para ocupar os novos postos de trabalhos que estão surgindo no estado. Mas também é preciso fortalecer a competitividade industrial maranhense, com a promoção de ações integradas”, disse em seu pronunciamento.

O secretário Maurício Macedo disse que o PDF segue uma política de governo e tem oportunizado o crescimento de muitas empresas maranhenses. “Um dos seus principais objetivos do Programa é o de internalizar recursos na economia do Estado”, disse o secretário.

Representando as seis empresas mantenedoras do PDF, o presidente do Conselho Gestor do Programa, Dorgival Pereira, disse que a iniciativa é uma demonstração da representatividade das empresas locais no Estado e no País.

“O crescimento médio anual das empresas locais é de 14%, o que confirma a força do empresariado maranhense. Os negócios feitos com as grandes indústrias irão contribuir, certamente e em poucos anos, para dobrar o PIB do Estado”, afirmou o gerente geral de Relacionamento Institucional da Vale.

 

Empresas certificadas no Procem 7

Agrasty Construção Ltda.

Bipmar Telecomunicações Ltda.

Raposo Martins Soluções Empresariais Ltda.

Engeflora Projetos e Consultoria Florestal Ltda.

Equipe de Pronto Atendimento e Engenharia Ltda.

Empreendimentos e Serviços Ltda. – Esa

Florest Pesquisa Engenharia Consultoria Ltda.

Nacional Service Ltda.

Homenageados no 3º Seminário de Melhores Práticas

Fornecedoras:

Vetor Engenharia

Elétrica Visão

EP Engenharia

Grupo Atlântica

Marka Engenharia

Consultores:

Ana Paula Aranha

Jackquesfran Nazareno Ferreira

Jurema Pereira Franco

Mantenedoras:

Vale

Alumar

MPX

Ceste

Cemar

Renosa

 (Fonte: O Imparcial)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621