Pedro Brito visita as obras de expansão do Porto do Itaqui

02-12-2011 10:10

Diretor da Antaq teve uma reunião com o presidente da Emap, Luiz Carlos Fossati.

O diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Pedro Brito, visitou nesta semana o Porto do Itaqui, em São Luís, onde foi recebido pelo presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Luiz Carlos Fossati, e por toda a sua diretoria.

Brito conheceu as obras em execução e os novos projetos, que deverão levar o porto maranhense a aumentar o volume de cargas movimentadas dos atuais 12,6 milhões de toneladas, em 2010, para 79,7 milhões de toneladas, em 2020.

"A Emap trabalha no desenvolvimento do planejamento estratégico do porto para torná-lo de classe mundial", enfatizou Fossati ao diretor da Antaq.

Hoje, o Complexo Portuário de São Luís é o principal indutor do crescimento econômico do Maranhão, que tem previsão de investimentos da ordem de R$ 120 bilhões até 2016. E para atender às demandas atuais e futuras, a Emap atualiza o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) e o Programa de Arrendamento, investe na expansão da infraestrutura, na modernização de equipamentos e no fomento de cargas em contêineres.

O diretor da Antaq visitou as obras de construção do berço 100, que atenderá ao projeto do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram) em sua segunda fase e que será entregue no segundo semestre do ano que vem. A movimentação de grãos poderá dobrar, chegando a 10 milhões de toneladas/ano.

O Plano de Negócios da empresa prevê uma nova matriz de carga, com a ampliação da linha regular de contêiner. A introdução de novos produtos, como celulose e pellets, da empresa Suzano Papel e Celulose, a descarga de carvão para a MPX e de cobre e níquel para a Vale também influenciarão no aumento do volume de cargas. Nos próximos 20 anos, há pelo menos 90 novos projetos que estão sendo vistos pela Emap como oportunidades de inovação. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621