Pedro Brito defende a integração da logística

05-04-2012 17:24

BRASÍLIA - Pedro Brito, diretor da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) afirmou, durante o II Seminário Brasil-Bélgica sobre Hidrovias, realizado na Confederação Nacional do Transporte (CNT), em Brasília (DF), que o país precisa investir na integração dos transportes para melhorar a logística.

O diretor da agência reguladora enfatizou que a matriz de transporte nacional precisa ser revista, já que o País prioriza o sistema rodoviário. Brito lembrou que o Plano Geral de Outorgas para o Setor Hidroviário deve ser lançado em breve.

"As principais bacias hidrográficas estão sendo mapeadas. Esse plano será fundamental para as políticas públicas de investimento. É preciso transformar nosso potencial hidroviário em realidade", disse.

Segundo a Antaq, o país tem potencial para desenvolver o transporte hidroviário em 40 mil quilômetros de bacias hidrográficas, mas atualmente só utiliza 13 mil quilômetros neste modal.

Brito ainda afirmou que 85% da produção de Manaus chega ao centro-sul brasileiro por meio de rodovias. "Esse transporte fica mais caro para o país", declarou o diretor da Antaq.

Participantes - Giuliano Renato Molinero, secretário de Gestão dos Programas de Transportes do Ministério dos Transportes, Wilson do Egito, diretor do Departamento de Desempenho Operacional da Secretaria de Portos, Adalberto Tokarski, superintendente de Navegação Interior da Antaq, Meton Soares, vice-presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte) e Claude Misson, embaixador da Bélgica no Brasil, estiveram presentes na mesa de abertura.

O II Seminário Brasil-Bélgica sobre Hidrovias foi realizado segunda e terça-feira. O evento teve como objetivo estabelecer um intercâmbio de informações sobre transporte fluvial entre especialistas brasileiros e belgas. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621