Perfil Imperatriz será lançado no News Pallace, por empresários

24-11-2011 09:21

O Perfil Imperatriz, uma das maiores pesquisas sobre o desenvolvimento econômico e socioeconômico do município.

Imperatriz - O Perfil Imperatriz, uma das maiores pesquisas sobre o desenvolvimento econômico e socioeconômico do município, será lançado oficialmente no sábado (26) pela Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII). A solenidade será realizada no News Pallace para associados, parceiros, imprensa e convidados da entidade.

Promovido pela Associação Comercial e Industrial, o estudo foi desenvolvido em um ano e meio em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e as instituições de ensino superior de Imperatriz.

O projeto estava previsto para ser concluído no primeiro semestre deste ano, mas a FGV precisou de maior tempo para compilar os dados estatísticos da cidade.

O coordenador do projeto Perfil Imperatriz, Eduardo Soares Sousa, explicou que a pesquisa traz informações estratégicas fundamentais para o desenvolvimento econômico da cidade a partir de agora.

“São informações estratégicas da gestão empresarial, socioeconômicas e geográficas que têm como um dos objetivos atrair investimentos para o município, principalmente porque traz os dados da última década e os prognósticos para o futuro”, ressaltou o coordenador.

De forma mais específica, o levantamento apresenta informações de 2008 para cá e acrescenta ainda as projeções da economia para 2015.

“De 2008 a 2015, nas projeções que temos baseado no crescimento econômico da cidade, Imperatriz dobrara seu PIB”, afirmou Eduardo Soares, que também é consultor de economia.

As informações antecipadas para a imprensa também apontam as demandas que precisam ser atingidas por Imperatriz. Uma delas é mão de obra qualificada. “É constatado em nível nacional e o perfil destaca ainda que precisamos de mais cursos superiores e técnicos como nas áreas de engenharia, medicina e tecnologia”, acrescentou Eduardo Soares.

O coordenador reconheceu que já existem alguns cursos, mas que, para atingir os níveis esperados de desenvolvimento, será preciso investir mais na área educacional, informação que não chega a surpreender.

Também foi confirmado que o comércio varejista e atacadista continua sendo o maior empregador no município, responsável por 70% da composição do Produto Interno Bruto (PIB)

Micros - Quando o assunto é comércio, as micros e pequenas empresas são maioria (70%). Este perfil começou a mudar com a chegada de empresas de grande porte e as primeiras indústrias. No setor do comércio, a cidade ganhou há pouco tempo algumas empresas de grande porte do setor atacadista e varejista.

O diretor da Associação Comercial, Jairo Almeida, disse que os dados da pesquisa serão disponibilizados no site da entidade para associados e investidores que desejem instalar-se na cidade.

Jairo Almeida adiantou que estão no estudo informações sobre Imperatriz e municípios de seu entorno, a população flutuante, a renda percapta, o número de instituições de ensino superior, entre outros.

“O Perfil vai dar suporte a todos esses investimentos que estão vindo para Imperatriz, como a Renosa, que é a fábrica da Coca-Cola. O estudo era para ser lançado em agosto, mas vai ser feito com atraso só de quatro meses”, destacou Jairo Almeida. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621