Petrobras assina contrato para a construção de terminal oceânico

20-01-2012 09:28

Plataforma será construída tendo como base a estrutura de um navio-tanque e servirá como um porto em alto-mar para facilitar o transporte de petróleo.

RIO - A Petrobras assinou nesta semana, na sede da companhia, no Rio de Janeiro (RJ), contrato com a empresa Tanker Pacific Offshore Terminals (TPOT) para a construção de uma unidade para armazenamento e transferência de petróleo. A unidade, que recebe o nome técnico de FSO (floating storage and offloading), será construída a partir do casco de um navio-tanque já existente, com capacidade de armazenamento de 339 mil m³ de petroleo.

Em janeiro do ano passado, a Petrobras havia anunciado a construção do terminal oceânico e que, possivelmente, utilizaria o navio-plataforma Cidade de São Vicente. O projeto previa um investimento de US$ 500 milhões, que teria como objetivo facilitar o transporte de óleo do pré-sal para as futuras refinarias Premium no Maranhão e no Ceará, bem como para o exterior.

A informação divulgada nesta semana é de que a contratação do FSO é uma das etapas mais importantes do projeto de implantação da Unidade Offshore de Transferência e Exportação (UOTE). A UOTE é uma solução de logística inovadora para suporte ao desenvolvimento do pré-sal, à medida que facilita o escoamento da produção de petróleo para exportação e para as refinarias que estão sendo construídas no Nordeste sem a necessidade de transbordo em terminais portuários terrestres.

Logística - O novo terminal será instalado em local com profundidade de água de 70 metros e seu sistema de boias permitirá que os navios fiquem atracados à embarcação fixa para receber o óleo. Assim, quando estiverem abastecidos, serão desconectados e poderão seguir para o exterior ou para uma das refinarias da empresa. Em seguida, navios convencionais ou DP (Procedimento Dinâmico), mais caros e com tecnologia avançada, voltarão para abastecer o terminal.

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A UOTE terá capacidade para armazenar dois milhões de barris/ano de petróleo. A estrutura, instalada a 80 km de Macaé, no norte fluminense, contará com o FSO, conectado a um sistema submarino e duas monoboias, permitindo operar simultaneamente com um conjunto de até três navios vindos de plataformas de produção ou recebendo petróleo para exportar. O trabalho de conversão do navio-tanque em plataforma FSO deverá durar 18 meses. O prazo contratual é de 25 anos. (Fonte: O Estado do Maranhão)

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