Petrobras descobre indícios de petróleo na Bacia Pará-Maranhão

12-06-2011 10:27

 

A Petrobras encontrou indícios de petróleo na Bacia Pará-Maranhão em poço pioneiro denominado Harpia (1-BRSA-903-PAS), localizado em águas profundas no bloco BM-PAMA-3, que está sendo perfurado pela sonda Ocean Courage desde o início de janeiro. A descoberta da companhia foi informada oficialmente à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

De acordo com a ANP, os indícios foram descobertos em um poço perfurado em uma região do Oceano Atlântico com lâmina d’água de 2.060 metros de profundidade e a cerca de 220 quilômetros do município de Viseu, no litoral do estado do Pará. A Petrobras está investindo R$ 90 milhões nessa campanha exploratória.

O bloco onde a Petrobras encontrou indícios de petróleo está sendo explorado em parceria com a empresa chinesa Sinopec. A atividade de perfuração envolve diretamente cerca de 254 pessoas, das quais aproximadamente, 204 pessoas estão embarcadas na sonda ou nos quatro barcos de apoio e cerca de 50 pessoas encontram-se na Base de Tapanã (em Icoaraci, Belém/PA), em terra, administrando materiais e logística.

Capacidade - A sonda semissubmersível SS-75 – Ocean Courage tem capacidade para perfurar até 3.000 metros de lâmina d’água e profundidade de 12.000 metros. No bloco BM-PAMA-3, que foi arrematado pela Petrobras na terceira rodada de licitações, em 2001, o poço onde foi encontrado petróleo, tem profundidade de 5.880 metros.

"Essa descoberta muito me alegra e reforça o meu otimismo em relação à participação das bacias da Margem Equatorial Brasileira na 11ª Rodada de Licitações, particularmente no que diz respeito a bacia Pará-Maranhão, uma área muito promissora", afirmou o diretor da ANP, Allan Kardec Duailibe.

Segundo a ANP, a Petrobras é concessionária de diversos blocos na Bacia Pará-Maranhão, a maioria em parceria com outras empresas. É operadora em todos: o bloco BM-PAMA-3 (que teve descoberta notificada à ANP em 8/6/2011) - Petrobras 80% e Sinopec 20% -, foi arrematado na Terceira Rodada de Licitações da ANP, em 2001.

Os blocos BM-PAMA- 9, BM-PAMA-10, BM-PAMA-11, BM-PAMA-1(Petrobras 40%, Vale 30% e a colombiana Ecopetrol 30%), foram arrematados na Nona Rodada de Licitações da ANP, em 2007. Já o bloco BM-PAMA-8 - 100% Petrobras, foi arrematado na Sexta Rodada, em 2004.

A OGX também é concessionária de cinco blocos na Bacia do Parnaíba, onde opera sozinha (100%): BM-PAMA- 13, BM-PAMA- 14, BM-PAMA- 15, BM-PAMA- 16, BM-PAMA- 17. Esses blocos foram arrematados na Nona Rodada de Licitações da ANP, em 2007.

Descoberta deve despertar o interesse de investidores

Empresas brasileiras e do exterior devem se interessar em participar da 11ª Rodada de Licitações, que ofertará outros blocos da bacia

Para o secretário de Estado de Minas e Energia, Ricardo Guterres, essa descoberta da Petrobras deve despertar o interesse da própria Petrobras e de outras empresas do Brasil e do exterior em querer participar e arrematar novos blocos que serão ofertados na Bacia Pará-Maranhão, na 11ª Rodada de Licitações, que será realizada este ano.

Ricardo Guterres afirmou que os indícios de petróleo encontrados na Bacia Pará-Maranhão reforçam o potencial da região, que atrairá mais investimentos, se revertendo em royalties para o estado, aumento na arrecadação de impostos e geração de emprego e renda.

Para o presidente da Associação Comercial do Maranhão (ACM), Haroldo Cavalcanti Júnior, trata-se de uma notícia alvissareira para o Maranhão. “Torcemos para que esses indícios de petróleo sejam uma grande reserva, o que transformará o estado, atraindo novos investimentos”, ressaltou.

Já o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão (FCDL), Alberto Nogueira da Cruz, disse que essa descoberta vem fortalecer ainda mais o estado, que vive um momento ímpar de sua história, com grandes investimentos. “Essa descoberta pode ser a concretização da tão anunciada transformação do Maranhão em um estado desenvolvido e de oportunidades para todos”, frisou Alberto Nogueira.

Mais

A 11ª Rodada de Licitações, prevista para este ano, tem como destaque a Margem Equatorial Brasileira, área considerada muito promissora. Além da Bacia Pará-Maranhão, foram incluídas outras quatro bacias localizadas na Margem Equatorial: da Foz do Amazonas, Barreirinhas, Ceará e Potiguar-Mar.

Os óleos identificados nessas bacias sãoleves, de excelente qualidade (de até 44° API), comprovando o potencial dessas bacias. Além disso, as recentes descobertas na costa oeste africana, nas bacias de Gana e Costa do Marfim, análogas às da margem equatorial brasileira, corroboram o potencial do Brasil. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621