Petrobras deverá quase triplicar produção em 10 anos, diz diretor

05-06-2011 14:56

 

Rio - A Petrobras informou sexta-feira que produzirá mais do que qualquer outra companhia petroleira listada em Bolsa no mundo, prevendo elevar a produção para 6 milhões de barris de óleo equivalente por dia em 2020, quase o triplo do que a estatal produz atualmente. A previsão revisada para 2020 representa um aumento de 10% na comparação com a estimativa anterior, de acordo com o diretor financeiro da estatal, Almir Barbassa.

Segundo ele, a estimativa tem como base, principalmente, a adição de novos ativos em águas profundas e áreas de exploração próximas ao Rio de Janeiro e a São Paulo.

A previsão anterior, anunciada em 2010, era de 5,4 milhões de barris. Desse número, cerca de 1,13 milhão de barris por dia, ou 23%, é de gás natural. Cerca de 6% da estimativa se refere à produção de petróleo e gás fora do Brasil.

Mais da metade da produção deverá ir para os mercados de exportação, tornando a Petrobras uma das maiores fornecedoras de petróleo fora da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

Ela também permitirá que o Brasil desafie os Estados Unidos como terceiro maior produtor, após a Rússia e a Arábia Saudita. "A Petrobras hoje é a terceira maior companhia de energia do mundo, e segunda maior companhia de petróleo entre aquelas listadas na Bolsa", disse Barbassa durante discurso no Centro de Pesquisa da companhia. “Ela produzirá 6 milhões de barris por dia dentro de 10 anos", acrescentou.

A atual líder de produção é a ExxonMobil, com produção de 4,4 milhões de barris petróleo e gás por dia em 2010. O aumento da estimativa de produção também sinaliza que a Petrobras pode estar planejando elevar suas já ambiciosas metas, em meio à expectativa do tão aguardado plano de negócios para o período entre 2011 e 2015. Barbassa não quis fazer mais comentários.

Em esclarecimento aos comentários do diretor financeiro, um porta-voz disse que os 6 milhões de barris por dia referiam-se a barris de petróleo equivalente e não simples barris de petróleo. Barris de petróleo equivalente significam petróleo, gás natural e gás natural liquido em uma única medida.

Pré-sal - O Brasil espera se tornar um grande exportador de petróleo extraído o produto da área do pré-sal, na qual, acredita-se, há mais de 50 bilhões de barris.

Há expectativa de que a companhia divulgue, nas próximas semanas, o novo plano de investimento, atualizando o plano anterior, de 2010 a 2014, cuja estimativa era de US$ 224 bilhões. Analistas esperam que a despesa total no próximo plano esteja em conformidade com o plano atual.

O novo plano vai guiar os investidores sobre se a Petrobras reduzirá os investimentos em áreas como refino e transporte e dará maiores sinais aos mercados da quantia de produção que pode ser esperada dos campos brasileiros.

No início do ano, a Petrobras divulgou um plano atualizado para as operações no pré-sal que diminuiu o custo de desenvolvimento dessas áreas, como resultado de uma produtividade melhor que a esperada nos campos, permitindo que a companhia perfure menos poços que o antecipado anteriormente.

Mais

A Petrobras está com a licitação para contratar 21 sondas. Há consenso na diretoria da estatal para a necessidade de construir no Brasil as 28 sondas que deverão operar no pré-sal.

A megalicitação que a Petrobras lançou no ano passado foi finalizada com a contratação de apenas um pacote de sete unidades. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621