Petrobras receberá propostas para linha de transmissão da Refinaria

02-02-2012 09:08

Assinatura do contrato está prevista para ocorrer ainda no primeiro semestre; prazo estimado da obra é de 15 meses

A Petrobras recebe hoje propostas para a construção de uma linha de transmissão de 2,5 km de extensão, com tensão de 230 kV para atender à Refinaria Premium I, em Bacabeira, município distante 60 km de São Luís. O empreendimento, o maior em andamento na área de refino de derivados de petróleo pela companhia, é orçado em R$ 40 bilhões.

O valor da obra de construção da linha de transmissão, que também abrange uma subestação rebaixadora de 230/13,8 kV e potência 20 MW, será conhecido após a abertura das propostas das empresas licitantes. Segundo a Petrobras, a assinatura do contrato está prevista para ocorrer ainda no primeiro semestre deste ano. O prazo estimado para realização da obra é de cerca de 15 meses.

Atualmente, o empreendimento está na fase de terraplanagem, mas com os serviços reduzidos em decorrência do período chuvoso. No canteiro de obras, houve desmobilização de trabalhadores, mas foi mantido um quadro de empregados para serviços de manutenção e obras de arte (construção de pequenas pontes).

Terraplanagem - De acordo com a Petrobras, as obras de terraplanagem deverão ser retomadas em sua totalidade a partir de julho, com o fim das chuvas. De 3 mil a 3,5 mil trabalhadores deverão estar no canteiros de obras a partir desse período.

A partir deste mês, 600 pessoas dos municípios de Bacabeira, Rosário e Santa Rita serão qualificadas pela Petrobras, por meio de convênio firmado com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Esta demanda de mão de obra foi identificada pela companhia para que no futuro possa ser aproveitada nas obras de construção civil da refinaria.

De acordo com o cronograma, os serviços de terraplanagem serão concluídos no fim deste ano. As obras de construção civil estão previstas para o início de 2013, a exemplo dos serviços de fundações.

Saiba mais - A Refinaria Premium I terá capacidade para processar 600 mil b/d de petróleo em duas etapas de 300 mil barris/ dia. A entrada em operação da primeira fase está prevista para 2016 e a segunda para 2019. Refinaria vai produzir óleo diesel, coque, querosene de aviação (QAV), nafta petroquímica, gás liquefeito de petróleo (GLP) e bunker. (Fonte: O Estado do Maranhão)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621