Petrobras confirma projeto da Refinaria Premium em Bacabeira

11-07-2012 10:42

A presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, afirmou ontem à governadora Roseana Sarney, durante encontro de trabalho, no Palácio dos Leões, que a Refinaria Premium I, no município de Bacabeira, é estratégica para a companhia e que estão assegurados recursos para sua instalação no Plano de Negócios 2012-2016. A visita de Graça Foster ao canteiro de obras do empreendimento foi cancelada.

Ao afirmar que a refinaria é essencial para que a Petrobras possa atender à crescente demanda por combustíveis no país, Graça Foster afasta qualquer especulação de que o empreendimento não mais seria instalado no Maranhão. "Buscamos o equilíbrio no balanço entre oferta e demanda de derivados, e para isso é fundamental a construção da refinaria do Maranhão", afirmou a presidente da Petrobras.

Graça Foster esclareceu que neste momento a Petrobras trabalha para adequar o projeto aos parâmetros internacionais de preço, prazo e uso de tecnologia padronizada. Pelo cronograma anterior, a refinaria inicia as operações em 2016. Com a reavaliação que está sendo feita agora, a previsão de conclusão da obra é em meados de 2018, podendo ser antecipada para o segundo semestre de 2017. "A refinaria é importante para nós. Acreditamos em sua viabilidade e devemos demonstrá-la", reafirmou.

Para reforçar o interesse da Petrobras em dar continuidade ao projeto da Refinaria Premium I, a maior da América Latina, Graça Foster trouxe a São Luís sua equipe de executivos. Participaram do encontro com a governadora Roseana Sarney os diretores da Petrobras José Carlos Cosenza (Abastecimento), José Antonio de Figueiredo (Engenharia, Tecnologia e Materiais) e José Eduardo Dutra (Corporativo e Serviços).

Abastecimento - Alinhada à estratégia da Petrobras de assegurar o abastecimento do mercado brasileiro de derivados, a Refinaria Premium I consistirá de dois trens independentes de refino. Cada um deles processará 300 mil barris de petróleo por dia, destinando ao mercado produtos premium, com especificações internacionais.

O empreendimento terá quase o dobro de capacidade da Refinaria de Paulínia (Replan), em São Paulo, a maior da Petrobras e da América do Sul na atualidade, com capacidade para refinar 360 mil barris de óleo por dia. Pelo projeto, a Premium I terá 60% da sua produção em de óleo diesel para exportação. As atuais 11 refinarias da Petrobras produzem um máximo de 30% de diesel.

Além de diesel, serão produzidos querosene de aviação (QAV) (20,8%), nafta petroquímica (14,1%), gás liquefeito de petróleo (GLP) (4%), coque (3,8%) e óleo bunker (1,5%).

Governadora Roseana Sarney ficou satisfeita com a garantia da refinaria

Segundo Roseana, o governo entende a preocupação da Petrobras em reordenar o projeto, visando torná-lo mais completo

Ao ouvir pessoalmente da presidente da Petrobras, Graça Foster, a certeza que a Refinaria Premium I é estratégica e tem garantidos os investimentos, a governadora Roseana Sarney disse que ficou claro que o empreendimento é indispensável para o Brasil e que a obra nunca esteve ameaçada.

"O governo entende a preocupação da Petrobras com o reordenamento que visa torná-la mais completa. O Brasil está comprando derivados de petróleo por falta de empreendimentos como esse. E esse reordenamento está seguindo o novo perfil adotado pela empresa", declarou a governadora.

O secretário de Estado de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Maurício Macedo, ressaltou que a visita de Graça Foster a São Luís foi muito positiva, por assegurar as obras da refinaria, empreendimento de R$ 40 bilhões, que irá gerar mais de 132 mil empregos diretos, indiretos e por efeito renda.

"Foi uma reunião de trabalho em que a presidente Graça Foster apresentou o Plano de Negócios 2012-2016, contemplando a Refinaria Premium I, em Bacabeira", observou Maurício Macedo, ao informar que hoje existem cerca de 800 trabalhadores no canteiro de obras do empreendimento, onde estão sendo realizados serviços de terraplenagem. "O número de trabalhadores deve chegar a 2 mil entre agosto e setembro próximos", afirmou.

Encontro - Também presente ao encontro, o presidente da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Edílson Baldez, comentou que apesar da prorrogação do prazo de conclusão da refinaria, o empresariado maranhense recebeu a boa notícia de que o empreendimento é prioridade para a Petrobras.

"Ficamos satisfeitos em ouvir da presidente Graça Foster que não há recuo no projeto da refinaria e que os investimentos irão continuar. O que houve foi uma reavaliação do cronograma", assinou o presidente da Fiema.

Participaram do encontro, o vice-governador Washington Luiz e os secretários de Estado, Luis Fernando Silva (Casa Civil), João Alberto (Programas Especiais), Cláudio Trinchão (Fazenda), Maurício Macedo (Indústria e Comércio), Victor Mendes (Meio Ambiente), Fernando Fialho (Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar), Sérgio Macedo (Comunicação Social), Max Barros (Infraestrutura), além do presidente do Tribunal de Justiça, Guerreiro Júnior, e deputados estaduais.

Mais

A Refinaria Premium I vai refinar um terço de todo o petróleo nacional

A unidade será a maior do gênero na América Latina

112 navios aportarão por mês no Porto do Itaqui, trazendo petróleo e levando materiais que serão produzidos na refinaria

Números

R$ 40 bi É o investimento da Petrobras na Refinaria Premium I, em Bacabeira

600 mil Barris/dia de petróleo serão processados pela Refinaria Premium I

(Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621