Petrobras importa gasolina pelo Itaqui

06-05-2011 15:31

 

A Petrobras está importando dos Estados Unidos 1 milhão de barris de gasolina para abastecer o mercado brasileiro neste mês. Com isso, as aquisições do derivado nos cinco primeiros meses do ano vão chegar a 2,5 milhões de barris. Parte desse volume extra está sendo desembarcado no Porto do Itaqui, mas a petrolífera não divulgou mais detalhes da operação.

De acordo com informações da Muniz Agência Marítima, que realiza 99% das operações da Transpetro (braço logístico da Petrobras) em São Luís, nesta semana já foram descarregadas 43 mil toneladas de gasolina vinda dos EUA, equivalente a 43 milhões de litros do combustível. Na próxima semana (dia 12), a agência programou a chegada do navio NS Silver, com 42 mil toneladas de gasolina, que integram o pacote de importações. A agência não tem uma estimativa precisa de quantos navios serão utilizados para descarregar o derivado no Itaqui, pois trabalha de acordo com as demandas projetadas pela petrolífera.

De acordo com Alfândega da Receita Federal no Porto do Itaqui, há um petroleiro aguardando autorização para descarregar cerca de 30 mil toneladas de gasolina, trazida de Houston (Texas-EUA). Fontes do setor portuário afirmam que o navio é o Torm Nakskov, que está fundeado na Baía de São Marcos, mas nem a agência Muniz nem a Transpetro confirmaram vínculo com o petroleiro. A alfândega informou, ainda, que desde o início do ano, no Itaqui, já foram realizadas três operações de descarga de gasolina importada.

Petrobras - O diretor de Abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa, afirmou ao jornal Valor Econômico que o consumo dos derivados de petróleo no primeiro trimestre subiu 4,5%, e que a gasolina está próxima desse percentual. Além de gasolina, a Petrobras importou este ano diesel, a uma média de 70 mil barris por dia, e gás liquefeito de petróleo (GLP), o que, segundo ele, foi comprado "de forma esporádica" ao longo do ano.

Costa ressaltou que as importações de gasolina não ameaçam a tendência de o superávit comercial da empresa fechar o ano com alta expressiva.

O diretor ponderou que ainda não há uma estimativa para o desempenho do saldo comercial em 2011, mas garantiu que o valor será positivo. O executivo destacou que a empresa tem batido recorde de produção de gasolina nas refinarias, com cerca de 400 mil barris diários, volume próximo ao consumo brasileiro.

Mais

Em nota, a Petrobras informou que a capacidade de produção das refinarias permite atender à demanda de gasolina do país em situação de normalidade, com folga para exportação. Entretanto, nos primeiros meses do ano houve um aumento inesperado do consumo em função da preferência do consumidor de carros flex pela gasolina diante do aumento dos preços do etanol. Para garantir o abastecimento, a Petrobras cancelou as exportações de gasolina e importou 1,5 milhão de barris em abril e vai importar 1 milhão em maio. Este volume de 2,5 milhões de barrris representa o consumo de apenas seis dias. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621