PH Revista: Intermodal

15-04-2012 11:29

Ministro elogia gestão agressiva

Durante a feira Intermodal South America, realizada em São Paulo, o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária, Luiz Carlos Fossati, apresentou ao ministro dos Portos, Leônidas Cristino, o planejamento da EMAP para os próximos 20 anos.

A projeção de carga e ampliação da infra-estrutura foi mostrada por meio de uma maquete eletrônica. O ministro, que estava acompanhado por presidentes de Companhias Docas de várias partes do país, mostrou-se impressionado com a gestão empresarial agressiva adotada na administração do Porto do Itaqui.

 

A Feira e oportunidades

A Intermodal South America é a maior feira de logística da América Latina. E é uma oportunidade de prospectar novos parceiros e fechar negócios futuros com os principais players das áreas de logística, transporte e comércio exterior de várias partes do mundo.  São mais de 45 mil visitantes em três dias de feira, 550 expositores e participação de 45 países.  “Procuramos identificar na feira, prestadores de serviços que possam nos ajudar a concretizar os desafios que foram traçados pela EMAP para os próximos anos”, frisou Luiz Carlos Fossati.  Ele acrescentou que a empresa também foi bastante procurada em áreas como exportação e importação de diferentes cargas conteneirizadas, por exemplo.  

 

Ampliação da carteira de clientes

Antes da Intermodal, várias reuniões foram agendadas com parceiros da EMAP que já possuem negócios no Porto do Itaqui: como a Vale; empresas que estão se instalando, a exemplo do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), e outras que enxergam no porto maranhense vantagens competitivas em relação a outros portos do país.

 

Homenagem a São Luís

Este ano, além de mostrar o Porto do Itaqui de hoje por meio de imagens em 360 graus e do futuro através de uma maquete eletrônica, a EMAP levou um pouco de São Luís em painéis com imagens em perspectiva do Centro Histórico tombado pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Assim, os visitantes puderam levar para casa uma foto sua como se tivessem visitado a capital maranhense. E foram convidados ainda a fazer um ‘passeio’ pelos principais pontos turísticos da cidade de maneira interativa em uma tela sensível a um simples toque.  Uma significa homenagem da EMAP, sem dúvida, aos 400 anos de história e cultura de São Luís.

 

Convidados especiais

Entre os convidados que também participaram da Intermodal, estavam o secretário de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, José Maurício de Macedo Santos; e demais membros do Conselho de Administração da EMAP: Haroldo Cavalcanti, presidente da Associação Comercial do Maranhão; Fábio Gondim, secretário de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão, e James Barbalho, integrante do bloco de trabalhadores do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) do Porto do Itaqui.

Pelo segundo ano consecutivo, a EMAP convidou também a participar da Intermodal, como expositoras, empresas que operam no Porto do Itaqui. E lá estavam, prospectando novos negócios, a Companhia Operadora Portuária do Itaqui (COPI), a Brazil Marítima e a Granel Química.

 (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621