Plano Diretor de Imperatriz está sendo elaborado

28-01-2011 15:25

 

Imperatriz - O secretário de Planejamento Urbano e Meio Ambiente de Imperatriz, Enéas Rocha, disse que sua pasta trabalha na elaboração das diretrizes do Plano Diretor do município para os próximos 20 anos. O documento é o principal instrumento de planejamento da cidade. “A Prefeitura vem se preparando há algum tempo para reelaborar o Plano Diretor de Imperatriz”, explicou.

Como informou o secretário, o projeto entrará em breve em processo de licitação para contratação da empresa que elaborará o documento e efetuará a atualização de cadastro imobiliário da cidade.

Ainda de acordo com o secretário, todos os projetos de expansão e desenvolvimento da cidade devem estar descritos no organograma de trabalho do plano. “O Plano Diretor de Imperatriz vai dizer a cidade que nós temos e a cidade que queremos. Como está crescendo em grande escala, se faz necessário planejar esse crescimento de forma ordenada”, frisou Enéas Rocha.

A elaboração do Plano Diretor envolverá toda a comunidade. “Não iremos copiar modelos de outras cidades, vamos chamar a sociedade, discutir o que Imperatriz precisa, para organizar ações”, ressaltou o secretário.

Ações - Para ele, a Prefeitura tem pautado, principalmente, suas ações com base nos problemas mais urgentes, como a recuperação e manutenção das vias urbanas para viabilizar a trafegabilidade de veículos, dando melhor organização ao centro urbano da cidade, atraindo também novos empreendimentos.

“A instalação de grandes empresas como a Suzano e a fábrica da Coca-Cola é exemplo, pois os investidores procuram sempre uma cidade estruturada para instalar seus negócios”, destacou Enéas Rocha.

O Plano Diretor é uma lei municipal que estabelece diretrizes para a ocupação da cidade. Ele deve identificar e analisar as características físicas, as atividades predominantes e as vocações da cidade, os problemas e as potencialidades.

É um conjunto de regras básicas que determina o que pode e o que não pode ser feito em cada parte da cidade.

Desta forma, o Executivo municipal, em conjunto com a sociedade, busca direcionar a forma de crescimento, conforme uma visão de cidade coletivamente construída e tendo como princípios uma melhor qualidade de vida e a preservação dos recursos naturais.

Mais

O Plano Diretor deve, portanto, ser discutido e aprovado pela Câmara de Vereadores e sancionado pelo prefeito Sebastião Madeira. O resultado, formalizado como Lei Municipal, é a expressão do pacto firmado entre a sociedade e os poderes Executivo e Legislativo.

 

(Fontes: O ESTADO DO MARANHÃO, Ed. 17.699, Cidades – pág. 03)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621