Política, empregos e obras

10-04-2011 10:48

 

A presente edição é mais uma daquelas que fogem ao padrão de informação cotidiano. As equipes de O Estado foram buscar informações e dados para mostrar três realidades que movem o Maranhão no momento. Primeiro, buscou, com o repórter Marco Aurélio D’Eça, saber o que os principais líderes da bancada maranhense no Senado e da Câmara Federal pensam das propostas até agora formuladas para a Reforma Política. Em seguida, a repórter Thamires D’Eça mergulhou em dados estatísticos e foi a canteiros de obras para mostrar que o Maranhão está entre os estados que mais geraram oportunidades de emprego na região e, proporcionalmente, em todo o país. E, finalmente, a repórter Ingrid Assis fez um levantamento das obras que o Governo do Estado pretende realizar em São Luís nos próximos meses como presente para os 400 de São Luís, a serem comemorados no ano que vem.

Em relação à Reforma Política, há, antes de tudo, claro consenso de que esse é o momento de fazê-la, já nas eleições municipais do ano que vem. A maioria dos deputados e senadores é favorável ao financiamento público de campanha, à adoção, já para 2012, da adoção da Lei da Ficha Limpa e do voto distrital, com algumas diferenças acerca da lista fechada para as eleições proporcionais. Os representantes estão conscientes de que o Brasil, mesmo sendo a segunda maior democracia do Ocidente, precisa urgentemente modernizar sua legislação e seu sistema eleitorais e que a oportunidade é agora, com a Reforma Política.

A reportagem especial demonstra, com fundamentos, que o Maranhão está em alta na geração de empregos, ocupando, em termos proporcionais, a quinta colocação entre os estados que mais geraram empregos nos últimos tempos. O grande salto está sendo dado na construção civil, onde a oferta de vagas é expressiva, principalmente em São Luís, que vive uma espécie de boom nesse campo de trabalho. Os números e as informações colhidas indicam que o estado encontra-se integrado ao processo de desenvolvimento que move o país, e que está se preparando para qualificar mão-de-obra para atender à demanda que começa a surgir com os grandes investimentos que estão a caminho.

Finalmente, informa-se que o Governo do Estado tem projetos audaciosos para presentear São Luís na sua festa de 400 anos. O principal é a nova ponte sobre a Baía de São Marcos, cujo objetivo principal é dar vazão ao trânsito hoje sufocado por inúmeros gargalos existentes na área central de São Luís. Com ela virão avenidas e obras de infra-estrutura urbana, todas anunciadas há meses pela governadora Roseana Sarney e agora detalhadas pelo secretário de Infraestrutura, Max Barros. Se o conjunto de obras for realizado, somando-se aos investimentos previstos pela Prefeitura de São Luís, a capital do Maranhão será uma nova cidade a partir de 2012.

O Estado torce para que o Brasil se modernize politicamente, que o Maranhão seja um celeiro de empregos e que São Luís volte a ser uma cidade trafegável. (Fonte: O Estado do Maranhão, Ed. 17.771, Opinião – pág. 04)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621