Políticas de saneamento vão ser debatidas em seminário na Fiema

24-07-2012 08:28

Planos municipais para solucionar o problema do lixo devem ser apresentados até 2 de agosto; evento trata do assunto.

A Secretária de Estado de Cidade e Desenvolvimento Urbano (Secid) informa que os municípios maranhenses tem até 2 de agosto para apresentar a conclusão dos Planos Municipais de Resíduos Sólidos. A medida tem como base o artigo 9º da Lei 12.305/2010, que contempla como prioridade, metas de não gerar lixo, reduzir, reutilizar, reciclar e tratar de forma correta o destino final dos resíduos sólidos.

Com o objetivo de buscar um entendimento com o Ministério Público quanto ao remanejamento do prazo de 2 de agosto para dezembro de 2013, data final dos Planos de Saneamento Básico, o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional dos Lagos Maranhenses (Conlagos) realiza, a partir de hoje, até quinta-feira, no Auditório da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), o "Seminário de Sensibilização e Capacitação sobre Política Nacional de Saneamento Básico e os Planos de Gestão Integrada".

Punição - De acordo com o Ministério Público do Maranhão, por meio da Promotoria de Meio Ambiente, a lei é obrigatória a todos os municípios e o descumprimento pode resultar em penalidades administrativas, civis e criminais e corte de recursos públicos destinados aos municípios.

Voltado para os 217 municípios, o evento discutirá com amplitude as diretrizes para a elaboração do plano, com a participação de representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ministério das Cidades (MCID), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Subchefia de Assuntos Federativos da Presidência da República (SAF-PR) e Secretarias de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Cidades (Secid).

"O Maranhão é um dos estados que está em atraso com os PMRS, por isso a importância de se discutir de forma territorial, as políticas adotadas pelos municípios para o tratamento do lixo", destacou o diretor executivo do Conlagos, Ronald Damasceno.

Serviço

O quê

Seminário de Sensibilização e Capacitação sobre Política Nacional de Saneamento Básico e os Planos de Gestão Integrada.

Quando

De hoje a quinta-feira

Onde

Auditório da Fiema (Retorno da Cohama)

(Fonte: O Estado do Maranhão)

 

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621