Porto de Paranaguá exportará trigo do Paraná até este mês

03-01-2012 08:36

Na primeira etapa, foram exportadas 60 mil toneladas de trigo, e na segunda, 40 mil

O Porto de Paranaguá readequou a operação do corredor de exportação para atender aos produtores paranaenses de trigo neste período. As adaptações logísticas no terminal foram determinadas pelo governador Beto Richa. Durante o período de entressafra, nos meses de novembro, dezembro e janeiro, o corredor de exportação do porto passa por manutenção. Mas, para atender ao pedido dos cerealistas, foram feitos os ajustes que permitirão o escoamento do trigo.

Na primeira etapa foram exportadas 60 mil toneladas de trigo da Associação das Empresas Cerealistas do Estado do Paraná (Acepar) e, na sequência, já estão previstas outras 40 mil toneladas de trigo a serem exportadas de outra cooperativa paranaense.

De janeiro a novembro, o Porto de Paranaguá exportou 682 mil toneladas de trigo. No ano passado, foram 734 mil toneladas e a expectativa é de que, com as movimentações dos produtores paranaenses neste fim de ano, o Porto ultrapasse essa marca na exportação do produto.

O trigo paranaense que será exportado ficará no armazém 12, que acaba de ser reformado pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). Foram cumpridas todas as normas exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), tornando o armazém apto a prestar serviços de armazenagem de cargas de alimentos e matérias primas utilizadas na indústria de alimentos.

"Estamos trabalhando em diferentes frentes para tornar o porto cada vez mais competitivo. E para atender a determinação do governador e a necessidade dos agricultores paranaenses, vamos fazer todas as adequações necessárias e exportar o trigo neste período de entressafra", afirmou o superintendente da Appa, Airton Vidal Maron. (Fonte: O Estado do Maranhão)

Contacto

Clipping

Av. Prof. Carlos Cunha, S/N, Edifício Nagib Haickel - Calhau.

(98) 3235-8621